Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
09 de novembro de 2016
Postos de saúde do Recife continuam sem vacinas antirrábicas, PE

A falta de vacina antirrábica nas unidades de saúde ainda é motivo de preocupação em todo o país. A pernambucana Sineide Pereira, de 57 anos, conta que precisou passar por mais de cinco unidades, entre hospitais e postos de saúde de diferentes cidades, para receber a vacina e o soro antirrábico após ser atacada por cinco cachorros de rua. Problemas como o de Sineide se tornaram comuns em Pernambuco, onde, desde o final de 2015, a dificuldade para obter as vacinas e soro antirrábico é enfrentada pelos que precisam do cuidado.

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. A deficiência na distribuição das vacinas, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, é nacional. Ainda de acordo com o órgão, nos últimos meses, o Ministério da Saúde (MS) tem enviado a Pernambuco apenas 10% do quantitativo entregue regularmente.

De acordo com o MS, o paciente que for exposto ao risco da doença deve passar por uma avaliação médica ambulatorial criteriosa a fim de verificar a real necessidade do uso da profilaxia humana. A Secretaria Estadual de Saúde reitera ainda a necessidade de orientar o paciente quanto à rápida localização do cão ou do gato agressor e a importância de mantê-los em observação durante dez dias, comunicando sobre a evolução das condições do animal ao serviço de Saúde em questão.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/11/07/interna_vidaurbana,673845/postos-de-saude-do-recife-continuam-sem-vacinas-antirrabicas.shtml

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!