11 de novembro de 2016
Gestantes do Bolsa Família devem passar a receber repelentes em dezembro, MS
O Ministério da Saúde deve realizar no próximo dia 1º de dezembro pregão para a compra de repelentes que serão distribuídos a gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. A expectativa da pasta é que, no prazo de 15 dias a contar da homologação da compra, o produto comece a ser entregue pela rede de atenção básica a cerca de 484 mil mulheres.
A aposta do governo é reduzir os casos de infecção de vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês. Segundo o ministro, o plano do governo é seguir com a distribuição de repelentes apenas para quem recebe o benefício e, posteriormente, avaliar a ampliação da estratégia.
Questionado sobre os subsequentes atrasos na entrega dos repelentes, anunciada em fevereiro deste ano e ainda não concretizada, Barros garantiu que não há possibilidade de novos adiamentos para o pregão. Cada marca de repelente apresenta um período de proteção distinto e, por isso, a pasta definiu a quantidade de horas de proteção, em vez da quantidade exata de unidades do produto.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/gestantes-do-bolsa-familia-devem-passar-receber-repelentes-em-dezembro