Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
18 de novembro de 2016
ONU prolonga investigação por ataques químicos na Síria

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quinta-feira,17, por unanimidade estender por mais um ano o mandato de uma comissão que investiga ataques químicos na Síria e busca identificar seus responsáveis. Com apoio da Rússia, o Conselho aprovou uma resolução apresentada pelos Estados Unidos que prolonga a investigação conjunta da ONU e da Organização para a Proibição de Armas Químicas até novembro de 2017.

A embaixadora americana, Samantha Power, disse que o trabalho do painel, conhecido como Mecanismo de Investigação Conjunto, está longe do fim e aponta para informações sobre supostos ataques com gás cloro no leste de Aleppo. O Mecanismo estabeleceu durante um ano de investigação que as forças do governo sírio executaram ataques com gás cloro em vilarejos em 2014 e 2015.
Esta foi a primeira vez que uma investigação internacional acusou as forças do presidente Bashar al-Assad, depois de anos de negativas de Damasco.

Apesar das descobertas, a Rússia minimizou as conclusões como não convincentes e afirmou que não devem ser aplicadas sanções contra a Síria.O embaixador adjunto russo, Vladimir Safronkov, disse que "a posição cética de Moscou é bem conhecida sobre as conclusões", mas acrescentou que o apoio da Rússia a prolongar o trabalho da comissão era um reconhecimento de que o uso de armas químicas permanece uma ameaça no Iraque e na Síria.

O Mecanismo também determinou que o grupo Estado Islâmico usou armas químicas na Síria em agosto de 2015.

Fonte; Agence France-Presse
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!