Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
24 de novembro de 2016
Maior preocupação de brasileiros nas redes sociais em relação ao zika vírus é controlar mosquito

Quando os primeiros casos de zika vírus foram divulgados na mídia, muitos brasileiros procuraram as redes sociais na tentativa de sanar dúvidas sobre a doença. Uma pesquisa realizada pelo Facebook em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) revelou que a maior preocupação da população brasileira é controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti — transmissor da zika, chikungunya, dengue e febre amarela.

Segundo o Facebook, após o aumento de postagens sobre o zika, foi feito o levantamento. Os dados foram usados pelo Unicef para planejar as campanhas de prevenção e educação sobre a doença. Entre 5 de maio e 31 de agosto, foram registrados 17,3 milhões de interações (postagens, reações, comentários e compartilhamentos), sendo 6 milhões no Estado de São Paulo e 2 milhões no Rio.

Os assuntos mais falados foram Aedes aegypti (33%), dengue (23%), chikungunya (19%) e microcefalia (8%). Constatou-se que 58% das postagens foram feitas de homens e 9% do que era divulgado sobre a zika era humor ou boatos.

No entanto, havia pouca discussão sobre a prevenção da doença. Termos como “spray contra insetos”, “camisas de manga comprida”, e “telas de mosquito”, por exemplo, não aparecem na lista de temas ou palavras-chave mais usados. Os dados mostram que as pessoas procuraram saber dos sintomas e das consequências da doença.

Um ano após explosão de microcefalia, Brasil não está preparado para conter zika e doença deve devastar Sudeste.

http://noticias.r7.com/saude/maior-preocupacao-de-brasileiros-nas-redes-sociais-em-relacao-ao-zika-virus-e-controlar-mosquito-23112016

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!