24 de novembro de 2016
Costa Rica decreta emergência nacional por causa da chegada do furacão otto; Atlântico
O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, anunciou nesta quarta-feira, 23, que assinará um decreto de emergência nacional por conta da chegada ao país do furacão otto e além disso ordenou o fechamento das instituições públicas na quinta e sexta-feira,25.
"Este fenômeno afetará seriamente boa parte do território nacional. O governo decretará emergência nacional e ampliará o alerta vermelho", declarou em entrevista coletiva o presidente Solís.
A declaração de emergência serve para agilizar processos burocráticos como a utilização de recursos humanos, técnicos e monetários, com o objetivo de combater os efeitos do furacão.
Há um alerta vermelho vigente para o Caribe e no norte (fronteira com a Nicarágua), que foi ampliada para toda a província de Puntarenas e o cantão de Pérez Zeledón, na província de San José. Esta é a primeira vez na história que um furacão vai impactar diretamente a Costa Rica, um pequeno país da América Central que por sua posição geográfica, costuma receber efeitos indiretos destes fenômenos.
Fonte: Agência EFE