27 de janeiro de 2017
RJ solicita nova remessa de 350 mil doses de vacina contra febre amarela
Por Bruno Albernaz, G1 Rio - 26/01/2017 12h33 - A Secretaria Estadual de Saúde solicitou mais 350 mil vacinas para servirem de reserva estratégica do estado do Rio de Janeiro contra a febre amarela. Ao todo a SES solicitou 700 mil doses, como informou o secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
A Secretaria Estadual de Saúde solicitou mais 350 mil vacinas para servirem de reserva estratégica do estado do Rio de Janeiro contra a febre amarela. Ao todo a SES solicitou 700 mil doses, como informou o secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
Teixeira falou sobre o planejamento para ação de vacinação de bloqueio para impedir a chegada da doença no Rio. O cinturão de ação de bloqueio contra febre amarela inclui municípios das regiões Noroeste, Norte, Centro Sul e Serrana do estado do Rio de Janeiro.
A medida será aplicada nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Carmo, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e na área norte de Campos dos Goytacazes.
O secretário reforça que não é preciso uma vacinação em massa e que considera muito pouco provável a entrada da doença no estado.
"Nós consideramos muito pouco provável a entrada do vírus da febre amarela em larga escala aqui no estado do Rio de Janeiro, mas nós tomamos uma decisão de tornar o sistema de vigilância mais sensível para a gente poder captar qualquer eventual caso suspeito, para que a gente possa proceder os exames laboratoriais necessários para a confirmação do caso", conta.
Das 350 primeiras doses solicitadas pela Secretaria Estadual de Saúde, 250 mil foram encaminhadas para regiões do bloqueio e 100 mil para repor o estoque do estado do Rio de Janeiro. Até quarta (25), cerca de 17 mil pessoas foram imunizadas no município do Rio de Janeiro.
Outras 350 mil doses foram solicitadas ao Ministério da Saúde para servirem de estoque estratégico do estado. Ao todo, foram 700 mil doses da vacina. O secretário fez um apelo pelo o uso racional da vacina, recomendando o uso para aqueles que vão viajar para áreas de risco.
"A gente precisa orientar a população para que a gente não saia fazendo uma vacinação de forma indiscriminada e que a gente use no Rio de Janeiro, um volume absurdo de doses na região urbana, que a gente possa ter mais eventos adversos do que benefícios com a vacina. É preciso um uso racional da vacina. "
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, contou que a maior preocupação é conseguir vacinar exatamente quem precisa da vacina. "Uma das grandes preocupações é a gente vacinar quem efetivamente precisa ser vacinado. Se houver uma correria para os postos de pessoas que não tem indicação, a gente aumenta o risco de eventos adversos vacinais e eventualmente pode ter dificuldade de vacinar quem efetivamente precisa da vacina", destaca o subsecretario.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, a vacinação deve começar no próximo sábado em Municípios dentro do cinturão de bloqueio. "A ideia é que os municípios comecem a vacinar, pelo menos a partir de sábado. Eventualmente se eles decidirem antecipar um pouco, é uma decisão de cada secretaria municipal em função de sua organização. Mas que todos os municípios a partir de sábado, ou alguns outros a partir de segunda feira, ja comecem a vacinar o público alvo."
RIO DE JANEIRO
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/rj-solicita-nova-remessa-de-350-mil-doses-de-vacina-contra-febre-amarela.ghtml