Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
27 de janeiro de 2017
Vacinas já estão em falta nos postos de saúde e nas clínicas do Rio

RIO - A expansão do surto de febre amarela silvestre em estados vizinhos fez o estoque de vacinas na cidade do Rio praticamente zerar. Só este mês, mais de 17 mil doses foram aplicadas, quando a média mensal é de cinco mil, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os postos estão sem doses ou com estoques no fim, e a previsão é de receber vacinas do Ministério da Saúde só daqui a alguns dias.

Quem for ao Centro Municipal de Saúde Dom Helder Câmara, em Botafogo; ao Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau, na Praça Onze; ou ao Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, em São Conrado, por exemplo, não conseguirá ser imunizado.

- Não tem vacina, todo mundo está viajando para Minas - brincou a atendente de uma das unidades, em alusão à "desculpa" dada pela maioria dos que querem se vacinar, já que a imunização é indicada apenas a quem viaja para onde há registro do vírus.

Mesmo quem estiver disposto a pagar entre R$ 150 e R$ 240 pela dose da vacina terá que esperar. Um levantamento feito pelo GLOBO em oito redes de clínicas particulares constatou que, em todas, o estoque também acabou. Algumas não oferecem a imunização desde a primeira semana de janeiro.

Segundo a maioria das clínicas, a previsão é de que os estoques sejam repostos em meados de fevereiro. Outras não souberam informar quando haverá novas doses. Além do crescimento na demanda pela imunização, as clínicas afirmam que o laboratório da Sanofi Pasteur, que fornece a vacina para a rede particular, estaria com problemas na produção. Em nota, a empresa negou os problemas e informou que um novo lote chegará em fevereiro.

O Rio não é uma área com recomendação da vacina, mas os últimos boletins epidemiológicos de outros estados têm assustado a população. Em Minas Gerais, já são 393 casos notificados da doença. Entre eles, 67 estão confirmados e 83 mortes foram registradas, sendo 38 delas confirmadas. No Espírito Santo, há 22 notificações da doença e, até agora, apenas uma foi confirmada. Anteontem, o governo de São Paulo confirmou três mortes causadas por febre amarela no estado e informou que está investigando outros dez casos.

CASOS SUSPEITOS
Ontem, a Bahia também divulgou que registra sete notificações da doença, e que uma delas já foi descartada após exames laboratoriais. Já em Santa Catarina, a Secretaria de Saúde apura quatro notificações suspeitas.O Distrito Federal tem um caso em investigação.

Para Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é importante alertar que quem mora no estado do Rio de Janeiro não precisa correr aos postos de vacinação, a menos que vá viajar para regiões onde a vacina é recomendada.

- Mais da metade da população brasileira não tem indicação para a vacina, porque mora no litoral do país. Não é para sair vacinando quem não vive na área de recomendação e não viajará para ela - destaca Kfouri. - Hoje, não existe necessidade de vacinação de rotina contra a febre amarela no Rio, um estado que não tem qualquer registro do vírus. Isso só será repensado caso macacos mortos com a doença sejam encontrados dentro do estado, o que considero pouco provável.

Como medida preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio anunciou ontem que enviou mais 350 mil doses da vacina para os municípios fluminenses. Segundo a pasta, 250 mil doses serão utilizadas em ação de bloqueio nas cidades da região Noroeste, Norte, Serrana e Centro Sul do estado. As restantes serão para reabastecimento das prefeituras.

- O principal critério para definição da ação de bloqueio é a proximidade com as áreas de surto em Minas Gerais: estamos recomendando a intensificação da imunização da população que vive na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

http://gsnoticias.com.br/noticia-detalhe?sku=vacinas-ja-estao-em-falta-nos-postos-saude-nas-cl&secao=governo-e-politica

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!