03 de fevereiro de 2017
Sesab confirma 64 casos suspeitos de mialgia aguda na Bahia
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou 64 casos suspeitos de mialgia aguda, a "Doença Misteriosa", no estado. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (1º) e diz respeito ao perído de 14 de dezembro a 24 de janeiro.
De acordo com a pasta, 60 casos ocorreram em Salvador. Os municípios de Vera Cruz, Dias D'Avila, Camaçari e Alcobaça registraram um caso cada. Do total de notificações, 33 se enquadram na definição de casos suspeitos de mialgia aguda súbita; cujos sintomas principais são dor muscular intensa acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, e elevação de creatinofosfoquinase (CPK).
Agente causador
Em entrevista ao Jornal CORREIO, o professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gubio Soares, afirmou que seguem as análises para descobrir qual é o agente causador da Doença Misteriosa. De acordo com Soares, há a possibilidade da enfermidade ser causada por um vírus.
"Continuamos fazendo a análise do possível agente causador. Está sendo feito sequenciamento genético do material, porém, só teremos resultados mais conclusivos na próxima semana. Por enquanto, seguimos pesquisando", afirmou o professor.
Ajuda internacional
A Sesab irá firmar um acordo de cooperação internacional com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control - CDC), dos Estados Unidos para intensificar as investigações dos casos notificados de mialgia aguda, cuja causa ainda é indefinida.
Os detalhes foram discutidos nesta quarta-feira (1), em reunião que contou com a presença do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e dos representantes do Ministério da Saúde, Wildo Navegantes, e do CDC, Raquel Miranda e Amy Kasper.
Segundo o subsecretário da Saúde do Estado, Roberto Badaró, a escolha do CDC se deu em função de experiências anteriores bem-sucedidas, como a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), Zika e suas associações.
"Será preciso revisitar prontuários e analisar o banco de dados construído nestes dois meses e, se necessário, ouvir os pacientes e profissionais de saúde que atenderam estas pessoas", afirmou o subsecretário.
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/bahia/noticia/sesab-confirma-64-casos-suspeitos-de-mialgia-aguda-na-bahia/?cHash=5d1c04eb0dfeadf55b8caaab7db81ece