Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de fevereiro de 2017
Número de casos de dengue, zika e chikungunya em Campos tem queda, RJ

 O número de casos dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, caiu em comparação ao ano passado. Segundo dados do Centro de Referência de doenças imuno-infecciosas, entre os dias 1º de janeiro e 10 de fevereiro de 2017 foram 400 casos notificações das três doenças, enquanto no mesmo período de 2016 foram 3.102.

Segundo o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, apesar da queda significativa, o alerta e as formas de prevenção devem ser mantidas, principalmente por conta da febre amarela. Segundo dados do Centro de Referência, Campos registrou, entre 1º de janeiro de 2017 e 10 de fevereiro de 2017, 373 casos suspeitos de dengue e três confirmados, e 10 casos suspeitos de zika, sendo quatro em gestantes, porém nenhum foi confirmado.

De chikungunya, foram 14 casos suspeitos notificados e sete confirmados. No mesmo período de 2016, o CRDI contabilizou 1141 casos suspeitos de dengue e 778 confirmados. De zika foram 1179 casos suspeitos e oito confirmados. Já de chikungunya, em 2016 foram quatro casos suspeitos e dois confirmados.De acordo com o diretor do CRDI, apesar da redução dos casos, ainda é cedo para comemorar, uma vez que 2015 foi um ano atípico com casos notificados durante todo o ano.

"Se pegarmos as estatísticas anteriores, veremos que houve um caso atípico em 2015 quando tivemos dengue o ano todo. Por isso, entrou em janeiro de 2016 forte. Geralmente, a nossa tradição de meses mais críticos das doenças são a partir de março até junho", observou Luiz José.

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2017/02/numero-de-casos-de-dengue-zika-e-chikungunya-em-campos-tem-queda.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!