Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
24 de fevereiro de 2017
Mais dois casos de leishmaniose são confirmados em Poço Fundo, MG

 O número de casos de leishmaniose no Sul de Minas subiu para cinco nesta quarta-feira (22). Além dos três pacientes com a doença em Lavras (MG), outros dois foram identificados em Poço Fundo (MG). A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um parasita que é transmitido por meio da picada do mosquito-palha, ou birigui, e pode ficar hospedado em cães.

O estudante Marcos Paulo Scalco tem 7 anos e descobriu que estava com a doença quando uma ferida surgiu no rosto há alguns meses. Como a ferida só aumentava, a família levou o garoto ao médico, que diagnosticou a forma cutânea da leishmaniose. Por não ser contagiosa, Marcos frequenta a escola normalmente. "Não incomoda muito não, mas tem hora que ? um pouquinho", conta.

No bairro onde o menino mora, na zona rural de Poço Fundo, há outros parentes e vizinhos com feridas, mas o diagnóstico está demorando para sair. "Só aqui no bairro e em outro vizinho têm três casos [suspeitos]. Um está tratando e os outros dois ainda não conseguiram tratamento", diz Gildo Scalco, avô de Marcos. A leishmaniose não é contagiosa, mas em alguns casos pode levar a morte; na forma cutânea, causa feridas na pele.

Saiba mais:
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/02/mais-dois-casos-de-leishmaniose-sao-confirmados-em-poco-fundo-mg.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!