Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
24 de fevereiro de 2017
Veterinários investigam epidemia de febre amarela entre macacos no Amazonas

Uma equipe de veterinários da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas está em Novo Aripuanã, a 227 quilômetros de Manaus, para investigar possível epidemia de febre amarela entre macacos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do município. Macacos de diferentes espécies foram encontrados mortos no parque. A Vigilância em Saúde estuda ainda a possibilidade dos animais terem contraído raiva.

Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a morte dos macacos é um indicador de alerta para a circulação de febre amarela. Mas o diretor garante que até o momento nenhum morador da região apresentou sintomas da doença. A febre amarela silvestre é endêmica no Amazonas e atinge naturalmente os macacos. De acordo com dados da Vigilância em Saúde do Estado, os últimos casos da doença em humanos foram registrados em 2016, sendo 1 em Manacapuru e 1 em Itapiranga. A área rural de Manaus está há mais de 10 anos livre da doença.

A cobertura vacinal foi intensificada no município. A vacina é única forma efetiva de prevenção contra a febre amarela e é obrigatória na região da Amazônia, onde a doença é comum. Pessoas com mais de 5 anos, sem a imunização, também devem receber a dose, com um reforço 10 anos depois da primeira aplicação. Quem já recebeu a segunda dose é considerado protegido da doença. E idosos que nunca foram vacinados ou sem comprovante de vacinação devem consultar um médico.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-02/veterinarios-investigam-epidemia-de-febre-amarela-entre-macacos-no-amazonas

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!