Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
13 de julho de 2017
Itabira registra o primeiro caso de febre chikungunya, MG

A Prefeitura de Itabira informou nesta quinta-feira, 12 de julho, o primeiro registro de chikungunya no município. O paciente é morador da cidade e foi atendido no Pronto-Socorro Municipal. Esse caso, segundo a superintendente Thereza Andrade, é autóctone – quando a doença é contraída dentro do município – já que a pessoa não viajou nas últimas semanas.

O paciente já está em casa, encontra-se bem e não corre risco. Entretanto, o problema dessa doença é a questão da extensão, ou seja, do tempo que a recuperação pode levar, já que essas dores articulares e musculares permanentes levam a um quadro de desânimo, que pode afetar o apetite, podendo comprometer também, as atividades laborais da pessoa”. Ela explicou ainda que a chikungunya pode causar mais complicações nos indivíduos de faixas etárias extremas, “que são crianças e idosos”.

Sintomas
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti e é uma doença viral, que na fase aguda, apresenta sintomas como dor de cabeça moderada; manchas vermelhas que, em 50% dos casos, surgem no 1º ou 4º dia após a contaminação; febre alta (38,5º) nos três primeiros dias; conjuntivite em 30% dos casos, coceira leve; inchaços e dores frequentes nas articulações, além de dores musculares intensas. O acometimento neurológico – encefalites, síndrome de Guillain-Barré, Mielite, entre outros – é raro.

O MS definiu ainda, que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5º e artralgia – dor articular – ou artrite intensa com início agudo. Apesar de as dores nas articulações também ocorrerem nos casos de dengue, a intensidade delas é maior em se tratando da chikungunya e afeta principalmente pés e mãos – geralmente tornozelos e pulsos.

Saiba mais:
http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/12-07-2017/itabira-registra-o-primeiro-caso-de-febre-chikungunya

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!