Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
13 de julho de 2017
Estudantes desenvolvem tijolos sustentáveis para melhorar casas e combater Doença de Chagas em Cascavel (CE)

Quais as doenças mais comuns nas regiões norte e nordeste do Brasil? A pergunta, feita durante uma aula de biologia, chamou a atenção de um grupo de alunos do ensino médio da E.E.M Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel (CE), que identificou um problema bastante próximo à realidade deles: a Doença de Chagas, recorrente em moradores de casas feitas de taipas ou pau-a-pique, comuns no município. Preocupados com a situação, os jovens se uniram para encontrar uma solução: surgia o projeto ‘SOS Casa’, que além de ajudar na redução da doença e contribuir com a preservação do meio ambiente, foi destaque no : “ Desafio Criativos da Escola”.

Após muitas pesquisas e testes, o grupo utilizou materiais como borracha, terra, raspas de madeira, fibras de vidro e de coco, desenvolvendo pisos e blocos de ‘tijolos sustentáveis’ com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população. Além de evitar a proliferação do inseto transmissor da doença, os materiais desenvolvidos garantem um maior conforto térmico e estrutural para as casas, e resistem a impactos de até uma tonelada, a ataque ácido e básico e possuem impermeabilidade de 98%, conforme comprovado por experimentos feitos pelos estudantes a partir de recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em pouco mais de um ano, a iniciativa já auxiliou na melhoria de 12 moradias de três comunidades de Cascavel, sendo que mais de 30 casas já estão catalogadas em uma fila de espera para a realização de reparos. Apesar da grande demanda, os jovens seguem em busca de apoio e de recursos financeiros para continuar com as ações do ‘SOS Casa’ e, também, aprimorar o projeto para que habitações inteiras possam ser construídas com os tijolos sustentáveis. Ativo desde março de 2016, o projeto ganhou o primeiro lugar no concurso e mostra científica ‘Ceará Faz Ciência’.

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. Realizada pelo programa Criativos da Escola, do Alana, a premiação irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Sobre o Alana

O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Saiba mais:
www.maxpress.com.br

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!