Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
27 de julho de 2017
Sesab investiga se criança morreu de febre maculosa, BA

Depois de 17 anos sem registros de mortes por febre maculosa na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) está investigando se a morte de uma criança, em Feira de Santana, foi provocada pela doença. O caso aconteceu na semana passada e o diagnóstico feito pelo Hospital da Criança levantou a suspeita. Em Salvador, dois casos da mesma doença foram confirmados e estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A SMS informou que um dos pacientes que está sendo tratado na capital foi infectado no município de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. A febre maculosa não é comum no Norte e no Nordeste do país. Apesar dos dois casos confirmados e do terceiro que está sendo investigado,os órgãos não consideram que seja um caso de surto. Em nota, a Sesab informou que “não tem casos da doença registrados nos últimos anos”.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria que é transmitida por carrapatos. Os sintomas são parecidos com os da febre comum: o paciente tem febre de forma súbita, dores de cabeça, dor muscular intensa e fraqueza. Eles surgem até 15 dias após a picada do carrapato e o tratamento precisa ser iniciado assim que surgir a suspeita da doença, com o uso de medicamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, a última vez que a Bahia teve um caso confirmado de febre maculosa foi em 2012 e não há registro de mortes provocadas por essa doença desde 2000. Os dados do ministério são de maio deste ano e apontam que a febre é comum no Sudeste. Em São Paulo, 36 pessoas morreram vítimas da doença no ano passado. Outros três óbitos foram registrados este ano. Em 2015, foram 89 casos confirmados e 54 mortes.

Saiba mais:
Correio 24h - Redebahia.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!