Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
18 de julho de 2012
Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Celebrado em 28 de julho, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é uma oportunidade para informar e alertar sobre a doença e, principalmente, sobre as formas de prevenção. De maneira simplificada, a hepatite pode ser definida como inflamação do fígado. Um problema que pode ser agudo ou crônico e que tem causas diversas. A mais comum é a infecção causada pelos vírus A, B, C, D e E. E justamente as chamadas hepatites virais representam, hoje, um problema de saúde pública no mundo todo.

Estima-se que existam mais de 350 milhões de portadores de hepatite B e quase 180 milhões de hepatite C. No Brasil, foram registrados quase 70 mil casos entre 1999 e 2010, mas as estimativas indicam que existam 2 milhões de portadores de hepatite C e 500 mil de hepatite B no país. A diferença entre os registros da doença e as estimativas de pessoas infectadas apontam um desafio: ainda falta muito para se diagnosticar e tratar os portadores destas infecções que, quando não precocemente detectadas e tratadas, podem acarretar complicações como cirrose e câncer de fígado.

“As hepatites agudas A e E são tratadas só com medicamentos sintomáticos, além de repouso e dieta leve. O importante é ter acompanhamento médico para avaliar a evolução do quadro. Raramente existem complicações que deverão ser diagnosticadas precocemente. A forma aguda da hepatite B também é semelhante às anteriores, mas, em geral, é assintomática. Se houver evolução para forma grave ou crônica existe tratamento com drogas específicas. A hepatite C é a mais silenciosa de todas, com raras formas agudas, mas quando acontece o quadro clínico é semelhante às demais”, explica Clarice Gdalevici, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais Gerência DST/AIDS/ Sangue e hemoderivados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES).

Segundo ela, é preciso melhorar a visibilidade destas doenças. “Há pouca informação circulando sobre as hepatites crônicas B e C. Todos confundem com a forma aguda da hepatite A e, por isso, nunca pensam em fazer um teste para saber se estão contaminados”, comenta Clarice. Se informação é importante para diagnosticar e tratar, prevenção é fundamental para evitar a transmissão de hepatite. A vacina contra hepatite B já faz parte do calendário oficial. “A 1ª dose após o nascimento (nas primeiras 12 horas) previne também, em boa parte dos casos, a transmissão do vírus para a criança no caso da mãe contaminada”, diz Clarice.

A vacina também está disponível em todos os postos de vacinação para pessoas com até 29 anos de idade. Grupos vulneráveis também devem ser vacinados: grávidas, trabalhadores da saúde, forças de segurança pública, manicures, população indígena, doadores de sangue, população LGBT, profissionais do sexo, usuários de drogas e portadores de DSTs. Mas a vacina não é a única forma de se prevenir. “Aconselhamos a prática de sexo com preservativo para evitar a transmissão sexual. Quanto à forma de transmissão sanguínea, é importante observar cuidados de esterilização ou usar material descartável para fazer tatuagens e colocar piercing e usar material individual em manicures e pedicures, além de, no caso de usuários de drogas, não compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos”, alerta Clarice.

Para saber mais, confira aqui a entrevista completa que o Rio Com Saúde fez com Clarice Gdalevici!


 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!