Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Saiba como se cuidar Doenças de A a Z Ficha

Buscar por:

O cigarro é uma droga que contém mais de 4700 substâncias químicas, 60 cancerígenas, e está associado a mais de 50 diversos tipos de doenças. Além disso, possui a nicotina que causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais no fumante. Uma doença crônica transmissível através da propaganda e publicidade.

O que é Tabagismo?

Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença, pois a nicotina que o cigarro contém causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais na pessoa que fuma. Assim, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças, o tabagismo foi catalogado como “uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina” (CID10 F17.2). Uma doença crônica transmissível através da propaganda e publicidade.
 

O que tem no cigarro?

Além disso, o cigarro é uma droga que contém mais de 4700 substâncias químicas, 60 cancerígenas, e está associado a diversos tipos de doenças. Dentre elas, podemos citar: Acetona (removedor de esmalte); Formol (conservante de cadáveres); Naftalina (veneno para baratas); Amônia (desinfetante para pisos e banheiros); Fósforo P4/P6 (mata ratos); Terebintina(solvente para tintas); Monóxido de carbono (aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros); Alcatrão(resulta da queima do tabaco, formado por cerca de 43 substâncias cancerígenas, como polônio, chumbo e arsênio). E ainda dizem que o cigarro não é droga?

 

Quais são as doenças causadas pelo fumo?

Efeitos no curto prazo:

Irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse e cefaleia e aumento dos problemas alérgicos e cardíacos.

 

Efeitos a médio e longo prazo:

O cigarro causa 30% de todos os tipos de câncer e 90% do câncer de pulmão.

Além disso, foram já listadas mais de 50 tipos de doenças tabaco-relacionadas, ou seja, causadas ou agravadas pelo fumo, e muitas delas são letais. Mais alguns exemplos:

  • Doenças coronarianas (25 % infartos, anginas);
  • Doenças respiratórias (85% bronquite, enfisema);
  • Doenças vasculares (25% derrames – AVC’s);
  • Aterosclerose; Tromboangeíte obliterante; Hipertensão arterial; Infecções respiratórias; Leucemia; Catarata; Menopausa precoce; Disfunção erétil; Úlcera péptica.
  • Impotência sexual; Complicações na gravidez; Ulceras digestivas; Envelhecimento precoce (rugas) e dentes amarelos; Diminuição do desempenho nas atividades físicas; Problemas vasculares e etc.

 

Entre as mulheres que fumam durante a gravidez, comparadas com aquelas que não fumam, o risco de:

  • Sofrer um aborto espontâneo é 1,7 vezes maior;
  • Ter um bebê prematuro é 1,4 vezes maior;
  • O bebê nascer com baixo-peso é 2 vezes maior;
  • Morte perinatal é 1,3 vezes maior.


Apesar disso tudo, por que as pessoas fumam?

O desejo das crianças em se tornarem independentes e sua rebeldia são explorados pelo marketing das empresas de tabaco, que associam o consumo do tabaco à liberdade e individualidade. Campanhas de auto-regulamentação promovidas pela indústria do tabaco para supostamente prevenir a iniciação entre crianças e adolescentes têm o efeito de promover ainda mais seus produtos, uma vez que passam a noção de que fumar “é uma decisão adulta”.

Na juventude, as pessoas fumam para se sentir bem e experimentam o cigarro por imitação. O adolescente quer se sentir incluído, descolado, seguro. E aí começa a fumar para fazer parte da turma. A impressão de que cigarro é sinônimo de descontração, sensualidade e poder acontece porque o fumo cria um ritual gestual que foi transmitido pela mídia e pelos filmes desde os anos 50 como "glamour" ou "atitude", influenciando gerações posteriores.

Com o cigarro nas mãos, o adolescente vê a ansiedade diminuir, o fumo se torna um hábito, e logo passa a ser um vício. A partir daí, o fumante sente não só a falta emocional do cigarro, da forma como ele melhora sua imagem, mas começa a sentir a falta da nicotina. É que a dependência já está instalada e com ela a possibilidade de contrair doenças atribuíveis ao fumo.

O tabaco é a porta de entrada para outras drogas, incluindo o álcool e drogas ilícitas. São poucos os não-fumantes que utilizam outras drogas, e a maioria dos usuários de outras drogas começou com o tabaco.

“O cigarro não deveria ser considerado um produto, mas uma embalagem. O produto é a nicotina. A fumaça é considerada o melhor veículo de nicotina e o cigarro é o dispositivo mais eficiente para a produção de fumaça”.

“Para relaxar, pelo sabor, para preencher o tempo, para fazer alguma coisa com as mãos. Mas na maioria dos casos, as pessoas fumam porque sentem que deixar de fumar é muito difícil”.

Essas frases foram retiradas de memorandos internos da Phllip Morris, a maior indústria de cigarro do munido. Provam que o que a indústria sempre quis, foi vender nicotina.

 

Quais são os benefícios ao deixar de fumar?

  • Após 20 minutos sem fumar: a pressão sanguínea volta ao normal;
  • Após 8 horas sem fumar: os níveis de nicotina e monóxido de carbono são reduzidos pela metade, o oxigênio volta ao normal;
  • Após 48 horas sem fumar: o olfato e o paladar melhoram sensivelmente;
  • Após 2 - 12 semanas sem fumar: o sistema circulatório melhora. Andar e correr ficam muito mais fáceis;
  • Após 5 a 10 anos sem fumar: o risco de derrame e de infarto do coração é reduzido ao nível de alguém que nunca fumou.

 

Além do benefício de melhoria da saúde, melhora também o convívio familiar, exemplo positivo para os filhos e proteção da saúde deles, ar da casa mais limpo e uma boa economia! Já pensou o quanto você, e sua família, gasta com cigarro?

Clique em “População” no menu acima, para conhecer melhor sobre os malefícios da fumaça do cigarro e como você pode colaborar na causa de controle de tabagismo no Brasil.

 

 


Última atualização em: 17 de agosto de 2016
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!