Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de agosto de 2014
Universitário Sangue Bom leva mutirão de doação de sangue para faculdades

Universitário Sangue Bom leva mutirão de doação de sangue para faculdades

O maior movimento universitário de doação de sangue está de volta. Começa hoje (19/8) a oitava edição da campanha Universitário Sangue Bom, que levará coletas de sangue itinerantes para 12 instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada.

A nova edição, que terá o “amor” como tema, trará os atores Bruno Gissoni, Rodrigo Simas, Juliana Paiva e Yanna Lavigne como padrinhos.

- A doação de sangue é algo essencial na vida de todos nós e que precisa ser propagada ao máximo. Fiquei muito feliz quando recebi o convite e topei na hora participar – comemorou Rodrigo Simas, que estará presente na abertura da campanha, na Faculdade Helio Alonso (Facha), em Botafogo.

Criada por jovens e para jovens, a campanha, idealizada pela Agência Campi, já coletou mais de cinco mil bolsas de sangue nas edições anteriores. O objetivo é envolver os universitários numa corrente em benefício da responsabilidade social. O diferencial da campanha é mostrar a doação de sangue de um modo inovador, com uma linguagem descontraída.

- O Universitário Sangue Bom tem como principal objetivo incentivar e conscientizar os jovens, que são os grandes ditadores de comportamento e, nesse caso, serão os doadores de amanhã. O engajamento é feito através de ações diferenciadas que passam positividade e reforçam a importância desse ato cidadão - afirma Caio Barreto, Diretor de Execução da agência idealizadora do projeto.

Com o slogan “Mostre que você tem atitude correndo nas veias”, a divulgação do Universitário Sangue Bom terá forte presença dentro das faculdades e nas redes sociais. Para Simone Silveira, diretora geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.

- Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha - explica a médica.

Doação de sangue - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

O Hemorio distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos no estado.

 

Confira a programação completa:

Semana 1

19/08 – Facha – Faculdades Integradas Helio Alonso - Botafogo

20/08 – UVA – Universidade Veiga de Almeida - Maracanã

21/08 – Faculdade Souza Marques - Cascadura

22/08 – UFF – Campus Gragoatá - Niterói

Semana 2

25/08 – IBMEC Centro

26/08 – UFRJ Praia Vermelha - Botafogo

27/08 – UCAM – Universidade Cândido Mendes - Centro e FGV – Fundação Getúlio Vargas - Botafogo

28/08 – Unigranrio – Caxias

29/08 – Unigranrio – Caxias

Semana 3

01/09 – Faculdade celso Lisboa – Engenho Novo

02/09 – UFRJ – Campus Direito - Centro

Mais informações:

facebook.com/universitariosanguebom

universitariosanguebom.com.br

twitter.com/univsanguebom

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!