09 de setembro de 2014
Campanha universitária do Hemorio dá lição de solidariedade

Os estudantes universitários deram um show de cidadania e solidariedade na oitava edição da campanha Universitário Sangue Bom, realizada pelo Hemorio, que percorreu com sua unidade móvel, diversas instituições de ensino. Em onze dias, 850 bolsas que ajudarão a salvar cerca de 3 mil vidas foram coletadas.

Pela primeira vez participando da ação, o Centro Universitário Celso Lisboa foi a instituição que mais estimulou os alunos para doar sangue, com 89 candidatos, seguida pela Facha, em Botafogo, com 88. Este semestre, a nova edição teve o “amor” como tema, e contou com os atores Bruno Gissoni, Rodrigo Simas, Juliana Paiva e Yanna Lavigne como padrinhos.

- A doação de sangue é uma das formas mais lindas de exercer a solidariedade, pois fazemos esse simples gesto sem sabermos quem vai receber, mas com a certeza de que vai salvar a vida de alguém – contou a atriz e modelo Yanna Lavigne, que foi ao campus da UFRJ, na Praia Vermelha, agradecer aos jovens doadores e incentivar ainda mais os estudantes.

Criada por jovens e para jovens, a campanha já coletou mais de cinco mil bolsas de sangue nas edições anteriores. O objetivo é envolver os universitários numa corrente em benefício da responsabilidade social. O diferencial da campanha é mostrar a doação de sangue de um modo inovador, com uma linguagem descontraída, principalmente através das redes sociais, ambiente onde quase todos os jovens estão presentes.

A diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, comemorou o resultado final da campanha e enfatizou a importância da continuidade de ações como essa, com universitários.

- A chamada geração Y está cada vez mais participativa em ações sociais e o sucesso da campanha reflete este engajamento dos jovens, que por serem grandes formadores de opinião nas redes sociais, possuem um grande poder na divulgação e conscientização da importância da doação de sangue regular – explicou ela.

O ator Rodrigo Simas, que esteve presente na abertura da campanha, também ressaltou a importância do movimento:

- A doação é algo essencial na vida de todos nós e que precisa ser propagada ao máximo.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Jovens com 16 e 17 anos precisam da autorização expressa dos pais ou responsáveis para realizar a doação. O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro. Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue – 0800 282 0708, que esclarece dúvidas e informa o endereço de outras unidades de coleta distribuídas pelo Rio de Janeiro.