Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de setembro de 2014
Campanha universitária do Hemorio dá lição de solidariedade

Campanha universitária do Hemorio dá lição de solidariedade

Os estudantes universitários deram um show de cidadania e solidariedade na oitava edição da campanha Universitário Sangue Bom, realizada pelo Hemorio, que percorreu com sua unidade móvel, diversas instituições de ensino. Em onze dias, 850 bolsas que ajudarão a salvar cerca de 3 mil vidas foram coletadas.

Pela primeira vez participando da ação, o Centro Universitário Celso Lisboa foi a instituição que mais estimulou os alunos para doar sangue, com 89 candidatos, seguida pela Facha, em Botafogo, com 88. Este semestre, a nova edição teve o “amor” como tema, e contou com os atores Bruno Gissoni, Rodrigo Simas, Juliana Paiva e Yanna Lavigne como padrinhos.

- A doação de sangue é uma das formas mais lindas de exercer a solidariedade, pois fazemos esse simples gesto sem sabermos quem vai receber, mas com a certeza de que vai salvar a vida de alguém – contou a atriz e modelo Yanna Lavigne, que foi ao campus da UFRJ, na Praia Vermelha, agradecer aos jovens doadores e incentivar ainda mais os estudantes.

Criada por jovens e para jovens, a campanha já coletou mais de cinco mil bolsas de sangue nas edições anteriores. O objetivo é envolver os universitários numa corrente em benefício da responsabilidade social. O diferencial da campanha é mostrar a doação de sangue de um modo inovador, com uma linguagem descontraída, principalmente através das redes sociais, ambiente onde quase todos os jovens estão presentes.

A diretora geral do Hemorio, Simone Silveira, comemorou o resultado final da campanha e enfatizou a importância da continuidade de ações como essa, com universitários.

- A chamada geração Y está cada vez mais participativa em ações sociais e o sucesso da campanha reflete este engajamento dos jovens, que por serem grandes formadores de opinião nas redes sociais, possuem um grande poder na divulgação e conscientização da importância da doação de sangue regular – explicou ela.

O ator Rodrigo Simas, que esteve presente na abertura da campanha, também ressaltou a importância do movimento:

- A doação é algo essencial na vida de todos nós e que precisa ser propagada ao máximo.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Jovens com 16 e 17 anos precisam da autorização expressa dos pais ou responsáveis para realizar a doação. O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro. Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue – 0800 282 0708, que esclarece dúvidas e informa o endereço de outras unidades de coleta distribuídas pelo Rio de Janeiro.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!