Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de fevereiro de 2012
Bombeiros Mirins combatem a dengue em comunidades pacificadas

Bombeiros Mirins combatem a dengue em comunidades pacificadas

Depois de 23 dias de treinamento, cerca de 9,5 mil jovens do projeto Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros, que moram nas 19 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, saíram a campo, na manhã desta quinta-feira (9/2), para ajudar a combater o mosquito Aedes aegypti. A campanha Bombeiro Mirim Contra a Dengue, que vai até o próximo dia 16, consiste em visitas diárias desses jovens, com idades entre 12 e 16 anos, a residências, condomínios, praças e comércio, para alertar as pessoas sobre os perigos da existência de criadouros do mosquito e orientá-las sobre os riscos da doença.
Acompanhados de bombeiros militares, os participantes também distribuem material informativo, como ventarolas e panfletos, contendo dicas que aprenderam sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

- Os bombeiros mirins foram capacitados para abordar corretamente os moradores dessas comunidades. Eles poderão atuar como verdadeiros multiplicadores dessas ações – disse o coronel Mauro Domingues, diretor do departamento de ações comunitárias do Corpo de Bombeiros e coordenador geral do projeto.

Ao lado da subsecretária estadual de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, o coordenador geral acompanhou, nesta quarta-feira, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, o início das ações do projeto nas comunidades pacificadas. Cerca de 70 meninos e meninas deste núcleo percorreram as ruas da comunidade para alertar os moradores sobre a ameaça, este ano, de elevação do número de casos por causa da chegada do vírus 4, contra o qual a maioria dos brasileiros não tem defesa. Eles orientam as pessoas sobre a forma mais prática de eliminar o perigo do contágio. Como o ciclo de vida do mosquito, do ovo à fase adulta, leva de sete a dez dias, basta fazer apenas uma vez por semana a verificação e a eliminação de um possível criadouro para interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos transmissores.

– A pessoa vai gastar apenas10 minutos por semana de seu tempo para fazer uma varredura na casa ou condomínio e afastar esse inimigo da saúde – completou o coordenador geral.

Isabella de Moura da Silva, de 12 anos, é um dos participantes do projeto. Ela disse que assim vai poder ajudar o próximo e dar seguimento a um projeto de vida: ser uma bombeira militar. A paulistana, que veio para o Rio ainda bebê, mora na Freguesia, em Jacarepaguá.

– Além de estar salvando muitas pessoas da morte, porque a doença pode levar até à morte, estou salvando a minha vida. Explicar para as pessoas como combater a dengue é uma coisa muito boa – disse Isabella.

Aprender para ajudar foi o que motivou Cyro Renato da Costa, de 15 anos, morador da comunidade, a procurar o programa. Como o seu objetivo a longo prazo é fazer carreira na Aeronáutica, o rapaz acha que ser um bombeiro mirim vai ajudá-lo a se iniciar na disciplina militar.

– Também é uma forma de aprender primeiros socorros. E, quando descobri esta ação contra a dengue, vi a oportunidade de aprender mais sobre o assunto, sobre como se prevenir e aplicar isso no meu dia a dia – justificou o adolescente.

Dona Maria José Miguel de Melo, que mora no bloco 8 da localidade dos Apartamentos em Cidade de Deus, com o marido, uma filha e dois netos, foi uma das primeiras pessoas a receber a visita dos jovens. Ela garantiu que é cuidadosa em casa, mas, depois das explicações recebidas, disse que vai ficar atenta também aos vizinhos.

– Eles me explicaram que não adianta só eu eliminar criadouros se meu vizinho não fizer o mesmo. Vou ficar de olho neles – afirmou a dona de casa.

O Bombeiro Mirim Contra a Dengue é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Saúde, firmada este ano, por iniciativa do secretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Soares, com o objetivo de aproveitar os jovens do projeto Bombeiro Mirim, durante as férias, e desenvolver em comunidades pacificadas o programa Dez Minutos Contra a Dengue. Durante o treinamento, os jovens também tiveram noções de civismo e cidadania, prevenção contra incêndio, acidentes domésticos e uso de drogas, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência, entre outros assuntos.


 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!