Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de dezembro de 2011
Curso de capacitação prepara médicos no combate à dengue


A campanha 10 Minutos Contra a Dengue ganhou mais um reforço. A Secretaria de Estado de Saúde está capacitando médicos e enfermeiros de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com o objetivo de padronizar o atendimento de pacientes com a doença. A ideia é agilizar o diagnóstico e o tratamento da dengue, seguindo a nova proposta do Ministério da Saúde. O Rio é o estado pioneiro na implantação do projeto, que segue para as demais capitais em 2012.

– A iniciativa faz parte de uma nova metodologia baseada no manejo clínico para melhor identificar e atender pacientes com quadro de dengue – garante o coronel Sylvio Jorge de Souza Júnior, subsecretário de Estado de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Com certificado emitido pela SES e duração de quatro horas, o “Curso de Capacitação em Serviço – Dengue em 15 Minutos” vai preparar profissionais de saúde para que possam atuar como instrutores em suas unidades de trabalho. Eles terão a tarefa de repassar o conhecimento adquirido no curso para os demais componentes de suas equipes médicas. A capacitação nas unidades acontecem durante o expediente e tem duração de apenas 15 minutos.

Em breve, a estratégia iniciada nas unidades estaduais vai ser estendida a profissionais de hospitais federais e particulares. Até dezembro, a SES pretende treinar 500 instrutores em todo o estado. Nos dias 15 e 16 do mesmo mês, a Secretaria ainda vai apresentar os detalhes do projeto precursor desenvolvido pelo estado fluminense no Ministério da Saúde. O modelo implantado no Rio de Janeiro servirá de base para a implantação nacional do curso.

Além da capacitação, a Secretaria também vem realizando um seminário virtual pelo TeleSSaúde, da Universidade do Estado do Rio Janeiro, onde o programa 10 Minutos Contra a Dengue é apresentado para agentes de saúde do estado conectando municípios geograficamente afastados.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!