Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de janeiro de 2015
Secretaria de Estado de Saúde começa o ano de 2015 ampliando o teste da linguinha para todas as maternidades da rede

Secretaria de Estado de Saúde começa o ano de 2015 ampliando o teste da linguinha para todas as maternidades da rede

A partir deste mês, todos os bebês que nascerem nas maternidades estaduais do Rio de Janeiro vão fazer o Teste da Linguinha, em cumprimento a Lei 13.002/14, que obriga as maternidades no país a realizarem o procedimento. Realizado em apenas poucos minutos e indolor, o exame é um grande aliado para o desenvolvimento das crianças, pois através dele é possível detectar eventuais problemas de fala como a “língua presa”, e problemas na amamentação. O Teste da Linguinha é feito por um fonoaudiólogo, que examina a língua e a boca do bebê.

Os problemas da língua presa vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, ela pode prejudicar a alimentação, já que afeta a sucção, podendo gerar desmame precoce e, posteriormente, dificuldade de deglutição e problemas no processo mastigatório.

- O Teste da Linguinha serve para identificar se o recém-nascido tem alguma alteração no frênulo da língua, além de verificar se o recém-nascido está conseguindo amamentar. Com o teste é possível evitar que as crianças sofram futuramente com problema na fala, conhecido popularmente como língua presa. Se houver alteração no teste, o paciente recebe encaminhamento para uma unidade da rede básica de saúde para fazer o tratamento – explica o coordenador das maternidades da Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Calas.

Como é feito – O exame é simples e rápido. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além da análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.

Pioneiro - O Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, foi pioneiro na implementação deste teste na rede estadual de saúde, em setembro de 2014. Até novembro, foram realizados 1.336 exames na unidade.

(Foto: Mauricio Bazilio/Divulgação SES)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!