16 de dezembro de 2011
Hospital Adão Pereira Nunes completa 13 anos de atividade e comemora realizações

Simão Felipe Nascimento Coelho de Oliveira leva uma vida normal para uma criança de 12 anos. Ele estuda no 5º ano do ensino fundamental e gosta de brincar nas horas vagas. Só não joga futebol porque ainda se recupera de uma delicada neurocirurgia que fez há dois meses para retirar um alicate encravado quatro centímetros na cabeça. Sua mãe, a dona de casa Alessandra Florentino do Nascimento, 37 anos, deve a recuperação, sem seqüelas, do filho ao atendimento rápido e eficiente que recebeu no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes.

- Até hoje meu filho é acompanhado pela equipe médica e recebe toda atenção necessária. Durante o tempo que permaneceu lá, ele foi muito bem cuidado. Só tenho a agradecer – revelou a mãe.

O caso do menino Simão Felipe é apenas um entre os muitos episódios de sucesso na história do HEAPN, que no próximo domingo (18) completa 13 anos de atividade atendendo, principalmente, pacientes do município do Rio e da Baixada Fluminense. Para comemorar a data, a direção do hospital realiza, na segunda-feira (19), o III Fórum de Qualidade que apresentará as experiências exitosas de gerenciamento desenvolvidas nas áreas de informação, indicadores e resíduos sólidos em saúde. As palestras acontecerão na própria unidade, que fica na Rodovia Washington Luiz, km 109, em Duque de Caxias.

Este ano, o HEAPN realizou mais de 222 mil atendimentos, sendo mais de 107 mil de emergência. Para atender esse público, o hospital dispõe de 3.200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, biólogos, assistentes sociais, entre outros. Há quatro anos, o hospital é dirigido pelo neurocirurgião Manoel de Almeida Moreira.
Pela formação do diretor, que tem boa parte dos 36 anos de medicina dedicados à neurocirurgia, além da experiente equipe médica na área, o hospital se destaca nas cirurgias cerebrais. Lá são realizadas cerca de 800 operações desse tipo por ano.

- Fico na expectativa de melhorar sempre, dando continuidade aos bons trabalhos iniciados. Porém temos que lidar com o fato de que o hospital é um dos empreendimentos mais complexos para se gerenciar. Constantemente estamos sujeitos a diversas variáveis existentes. Problemas acontecem todos os dias. Afinal, nós lidamos com vidas. Tudo é possível – argumenta o diretor. Todo dia o zeloso Moreira chega à unidade às 7h da manhã e não tem hora para sair. Em sua opinião, os profissionais se sentem apoiadas quando o diretor está presente, e justifica citando o ditado “o gado só engorda sob o olhar do dono”.

Referência em reimplante - O hospital ainda tem outros destaques como o programa SOS Reimplante, que é pioneiro em todo o Estado do Rio de Janeiro, tanto na rede pública quanto na privada. De 2009 até hoje, já foram realizados 196 reimplantes, com 80% de sucesso. Somente o Hospital Universitário da USP e o Hospital Adão Pereira Nunes oferecem esse serviço no Brasil. A unidade foi selecionada por ser referência em atendimento de emergência, com equipamentos de ultima geração e também pela localização estratégica – próxima a grandes rodovias -, dispondo de um heliponto no local.

Primeiro e único hospital a ter ressonância magnética - A emergência do HEAPN também é a única do Sistema Único de Saúde a possuir Ressonância Magnética 24 horas. Além disso, o hospital é um dos primeiros a implantar um Centro Intensivo de Pós-Operatório, que permite uma maior sobrevida dos pacientes que passam por cirurgia. Os médicos ainda participam toda semana de vídeo conferência internacional de trauma junto com Centro de Trauma de Miami e, para completar, a unidade faz parte do projeto Trauma Check-list criado pela Organização Mundial de Saúde.

O hospital de Saracuruna conta ainda com ações no campo da educação, como o programa de residência médica nas áreas de pediatria, anestesiologia, terapia intensiva de adulto e, a partir de 2012, ginecologia e obstetrícia.

Prestar atendimento com segurança e qualidade - considerado o principal desafio do hospital - tem sido superado com investimentos crescentes da Secretaria de Estado de Saúde em equipamentos médicos de última geração para o Centro Cirúrgico e CTIs na área de Imagem, Tecnologia de Informação e na Capacitação de Recursos Humanos. O aprimoramento nesse sentido teve início após a inclusão dos princípios do Programa de Excelência em Gestão (PEG).

Prêmios - Há quatro anos, o HEAPN iniciou sua participação no Prêmio Qualidade Rio (PQRio) e em 2010 foi premiado na categoria Ouro. O prêmio tem beneficiado na avaliação das rotinas de trabalho, no relacionamento com os funcionários e ao atendimento ao público, buscando atingir a Excelência em Gestão. Em 2009, o HEAPN foi incluído pela SES no programa de Acreditação Hospitalar pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). A instituição que participa do programa de acreditação passa a ser uma referência internacional de qualidade e os profissionais que nela trabalham também ganham mais valor com a certificação.

- Nossa expectativa é aperfeiçoar e consolidar os processos de acordo com padrões Internacionais, aumentando a credibilidade da Unidade junto a sociedade no que se refere aos cuidados prestados aos pacientes – explica Moreira.