Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
27 de dezembro de 2011
Mudando vidas: 216 pessoas já fizeram cirurgia de redução de estômago no estado


Em 2011, o Hospital Estadual Carlos Chagas viu 216 vidas serem completamente alteradas. Todos pacientes do Programa de Cirurgia Bariátrica da Secretaria de Estado de Saúde, que teve início na unidade pública de saúde em dezembro de 2010 e fez o Rio de Janeiro pular da pior colocação para o líder em cirurgias deste tipo em todo o país. Em 2010, por exemplo, foram feitos em todo estado do Rio de Janeiro apenas 16 cirurgias bariátricas em hospitais da rede federal. O crescimento entre 2010 e 2011 é de mais de 1.200%, atendendo pacientes moradores de 30 municípios do estado.

O mecânico Sérgio Luis de Souza, de 51 anos, e seu filho Rafael, de 21, são um desses mais de 200 pacientes. Juntos já perderam quase 70kg.

- Eu perdi 50 kg em oito meses e estimulei o meu pai a fazer a cirurgia. Em duas semanas, ele ficou 11 kg mais magro. Estamos muito mais felizes e saudáveis. É legal saber que estão se preocupando com o conforto e a saúde da população obesa, que cresceu muito nos últimos anos. Hoje, podemos contar com equipamentos supermodernos e procedimentos simples - disse o estudante Rafael.

Rafael está falando sobre o tomógrafo computadorizado que foi inaugurado nesta terça-feira, dia 27 de dezembro, no HECC. O equipamento é o único no país a realizar exames de imagem em pacientes com até 320kg.

Quarenta e sete quilos mais magro, o supervisor Cleubecyr Oliveira, de 24 anos, não esperava ver os resultados da cirurgia de redução de estômago que fez em agosto tão rápido. O jovem, que pesava 150 kg antes da operação, encontrou no programa do Governo do Estado a chance de recuperar a sua saúde. Se tivesse que pagar pela cirurgia, o jovem gastaria entre R$ 60 e R$ 100 mil.

- Fiquei impressionado com os benefícios rápidos. Meu irmão já tinha feito a cirurgia em dezembro e eu vi de perto o resultado: em poucos dias, ele perdeu muitos quilos. Comigo não foi diferente. Em uma semana, deixei para trás 12 kg e problemas de saúde como varizes e trombose, além da hipertensão. Agora, faço acompanhamento na unidade - afirmou Cleubecyr.

Há três meses, o estudante Gabriel Vieira, de 154 kg, espera ansioso para realizar a sua cirurgia de redução de estômago, perder peso e ganhar qualidade de vida. O jovem sofre as consequências da obesidade mórbida desde os 12 anos de idade. Na tentativa de vencer a luta contra a balança, depois de tomar remédios controlados e fazer dietas, ele procurou a equipe do Hospital Carlos Chagas em busca de um tratamento rápido e eficaz.

- O programa é um milagre para mim. Eu lutei contra o excesso de peso por anos e nunca tinha vencido a batalha. Tenho problemas vasculares e respiratórios, e sinto muitas dores nas pernas por causa da obesidade. Quero aproveitar tudo que a vida tem para me oferecer. Tenho certeza de que irei renascer depois da cirurgia - disse Gabriel, de 20 anos.

Uma das primeiras pacientes a ser operada no Hospital Carlos Chagas, a administradora Fernanda Wanick, de 33 anos, comemora os resultados da cirurgia bariátrica. Além da estética, a jovem recuperou a autoestima depois de perder 42 dos 119 quilos que tinha antes da operação. Para Fernanda, o dia 6 de dezembro de 2010, data da cirurgia, marcou o início de uma nova vida.

- Me sinto outra pessoa, mais feliz e confiante. Tentei de tudo para emagrecer, e estava perdendo as esperanças até que soube do programa de cirurgia do Carlos Chagas, que ainda ia começar. Fui a segunda do primeiro grupo de operados. Hoje, voltei a ter os prazeres que tinha deixado para trás, como fazer compras e ir para à praia - disse.

Como participar do programa - Para fazer a cirurgia de redução de estômago, os pacientes não precisam ficar em fila de espera. O processo é simples: o interessado deve procurar o atendimento ambulatorial para que um médico da rede pública de saúde faça a primeira avaliação. Se a operação for indicada, um segundo teste é solicitado para a Central de Regulação do Estado, que encaminha o pedido online ao Hospital Estadual Carlos Chagas e, em seguida, o paciente é contatado e tem uma consulta de avaliação marcada.

Em 2012, serão realizadas até 300 cirurgias bariátricas - O Programa de Cirurgia Bariátrica é o primeiro do RJ a realizar operações por videolaparoscopia, intervenção que reduz o tempo de cirurgia e anestesia em cerca de uma hora e diminui a incidência de complicações pós-operatórias. Com o uso da nova técnica - feita através de pequenos furos, nos quais são introduzidos uma microcâmera e micropinças - a recuperação de pacientes leva em média dois dias.

- O Carlos Chagas tem capacidade para fazer 20 operações por mês e conta com uma moderna enfermaria e leitos especiais no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Em 2012, o projeto passará a realizar até 300 cirurgias anuais. A partir de 2013, vamos iniciar a segunda etapa do programa de cirurgia bariátrica, que já atendeu a 30 municípios fluminenses e 55 bairros do Rio. A ideia é oferecer aos pacientes cirurgias plásticas para remover o excesso de pele - explicou o responsável pelo programa, o cirurgião Cid Pitombo.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!