Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
31 de março de 2015
Exposição ao sol: cuidados devem ser mantidos mesmo depois do verão

Exposição ao sol: cuidados devem ser mantidos mesmo depois do verão

Se você é daqueles que associa o uso do protetor solar apenas ao verão, é melhor rever seus conceitos. Os cuidados para evitar o câncer de pele não devem ficar restritos apenas a uma estação. Em entrevista ao Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, o chefe da Seção de Dermatologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Dolival Lobão, recomenda manter os cuidados de proteção ao sol, mesmo depois do verão.

“Usar boné, óculos escuros e roupas adequadas. Nossa sugestão é esta. Às pessoas, principalmente as pessoas de pele clara, que tenham que se expor ao sol por qualquer motivo, por trabalho ou por lazer, que sempre utilizem o foto protetor. Devendo aplicar meia hora antes de cada exposição e reaplicando a cada duas horas”, orienta.

A preocupação se justifica pelos números. Segundo estimativa do INCA, o Brasil deve registrar, em 2015, cerca de 182 mil novos casos de câncer de pele não melanoma. De acordo com o dermatologista do INCA, 30% dos casos de câncer em 2015 vão ser de pele.

“Comprovadamente, o sol é o grande provocador do câncer de pele. Evidentemente, existe uma pré-disposição individual genética de cada pessoa, mas os raios ultravioletas é que levam à formação do câncer de pele. Tudo que se fizer no sentido de se proteger do sol, principalmente as pessoas de pele muito clara, é valido. Desde o uso de roupas adequadas até o uso do filtro solar”, explica na entrevista ao Blog da Saúde.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma aparece no corpo em forma de manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram. Mas têm muitas chances de cura se for diagnosticado precocemente. Por isso, quem perceber esses sinais deve procurar imediatamente um médico.

(Com informações da Agência Saúde)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!