07 de abril de 2015
Dia Mundial da Saúde: OMS estima 2 milhões de mortes por comida e água contaminadas

Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde para marcar os desafios da saúde pública enfrentados ao longo dos anos. A alimentação é, sem dúvida, um dos pilares para uma boa saúde e é justamente sobre alimentação o alerta divulgado pela própria OMS neste dia.
A organização aproveitou o Dia Mundial da Saúde para alertou para a importância da segurança alimentar. A estimativa do órgão é que, todos os anos, 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas. Dados da OMS mostram que, em 2010, ocorreram pelo menos 582 milhões de casos de 22 tipos de doenças de origem alimentar, além de 351 mil óbitos associados a esse tipo de problema.
Ainda de acordo com a OMS, alimentos contaminados podem provocar mais de 200 tipos de doenças, desde diarreia até o câncer. Alguns exemplos de alimentos considerados não seguros incluem os mal cozidos de origem animal, frutas e vegetais contaminados por fezes e mariscos contendo biotoxinas.
Em nota, a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, destacou que a população tem importante papel na promoção da segurança alimentar. Desde praticar a higiene correta dos alimentos e aprender a tratar alimentos específicos que podem ser perigosos até ler os rótulos das embalagens ao comprar e preparar os alimentos.
(Com informações da Agência Brasil)