Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de maio de 2015
Programa Estadual de Controle da Tuberculose realiza oficina com municípios

Programa Estadual de Controle da Tuberculose realiza oficina com municípios

O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) realizou, no dia 5 de maio, a Oficina de Monitoramento das Ações de Controle da Tuberculose. A oficina foi realizada a partir de visitas de monitoramento que o PCT estadual fez a 13 municípios fluminenses. Nestas visitas foi possível identificar problemas comuns a todos, desde a construção de rede e de como se dá a comunicação entre os vários pontos da rede, até o acolhimento a pessoas com tuberculose.

A Oficina de Monitoramento das Ações de Controle da Tuberculose contou com a participação de 42 técnicos (enfermeiras, médicos, assistentes sociais entre outros) da Atenção Básica e dos PCTs municipais dos 13 municípios de maior carga de tuberculose. Estiveram presentes, também, representantes das CAPs (Coordenações de Áreas Programáticas) da capital do estado.

A dinâmica da oficina se deu da seguinte forma, pela manhã os participantes foram divididos em três grupos. Cada grupo fez discussões norteadas por duas questões (confira os arquivos abaixo). À tarde foi feita a apresentação das discussões dos grupos. Em seguida, Regina Zuim e Sara Gonçalves fizeram exposições com debate sobre o tema “O Exercício do Cuidado e a Rede de Atenção”. O tema suscitou debate e interesse dos participantes.

A Gerência do PCT Estadual entende que este foi um passo importante sobre o tema, que deverá continuar sendo debatido, uma vez que trata-se de atitudes a serem desenvolvidas no atendimento ao usuário que exige melhor acolhimento.

Confira as questões discutidas na Oficina de Monitoramento das Ações de Controle da Tuberculose:

Orientações para os grupos G1
Orientações para os grupos G2
Orientações para os grupos G3

Confira aqui a programação da oficina.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!