16 de junho de 2015
SES promove palestra e realiza capacitação sobre coleta de escarro
Melhorar a coleta de escarro, tanto da qualidade quanto a quantidade, uma vez que, com frequência amostras inadequadas inviabilizam a realização de baciloscopia com cultura. Com este objetivo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou, no dia 2 de junho, uma palestra e promoveu uma capacitação para coordenadores de tuberculose dos 32 prioritários, representantes das CAPs (Rio), e referências terciárias (profissionais de saúde).
O Professor David Hadad, da Universidade Federal do Espirito Santo, proferiu palestra sobre a técnica da coleta de uma boa de amostra de escarro. Ele falou sobre a necessidade do pote adequado, da etiquetação, da orientação adequada ao usuário, como por exemplo, a lavagem das mãos, e ser demonstrado como respirar.
Segundo trabalhos desenvolvidos na universidade, é possível colher até 10 ml, em pessoas que negam ter secreção. No mesmo dia foi realizada, também, a capacitação em serviço com quatro enfermeiras que serão multiplicadoras da técnica. As enfermeiras capacitadas comprovaram com é eficiente a técnica, dentre os três pacientes trabalhados.
Confira aqui a apresentação do Professor David Hadad.