07 de julho de 2015
Tabagismo mata uma pessoa a cada seis segundos

Você sabia que uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco a cada seis segundos? O dado alarmante consta em um relatório divulgado nesta terça-feira (7/7) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o documento "A Epidemia Mundial de Tabaco 2015", anualmente, cerca de seis milhões de pessoas são vítimas fatais do tabagismo.
A OMS faz um alerta: se não forem tomadas medidas para controlar a chamada “epidemia do tabaco”, o número deve aumentar para mais de oito milhões de pessoas por ano até 2030. De acordo com a organização, poucos governos fazem pleno uso dos impostos sobre o tabaco para desestimular as pessoas de fumar ou ajuda-las a reduzir o consumo e, até mesmo, parar.
A recomendação da OMS é que pelo menos 75% do preço de um maço de cigarros deve ser de taxas que serão recolhidas pelos governos. Ainda segundo a organização, em todo o mundo há cerca de um bilhão de fumantes, no entanto, muitos países cobram impostos extremamente baixos sobre o tabaco e alguns não impõem nenhuma taxação sobre o produto.
Margaret Chan, diretora-geral da OMS, disse no relatório que o aumento dos impostos sobre os produtos do tabaco é um dos meios mais eficazes para estimular a redução do consumo de produtos que matam. Ela pediu a todos os governos que examinem as evidências e "adotem uma das melhores opções de política ganha-ganha disponíveis para a saúde".