Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de julho de 2015
Tabagismo mata uma pessoa a cada seis segundos

Tabagismo mata uma pessoa a cada seis segundos

Você sabia que uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco a cada seis segundos? O dado alarmante consta em um relatório divulgado nesta terça-feira (7/7) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o documento "A Epidemia Mundial de Tabaco 2015", anualmente, cerca de seis milhões de pessoas são vítimas fatais do tabagismo.

A OMS faz um alerta: se não forem tomadas medidas para controlar a chamada “epidemia do tabaco”, o número deve aumentar para mais de oito milhões de pessoas por ano até 2030. De acordo com a organização, poucos governos fazem pleno uso dos impostos sobre o tabaco para desestimular as pessoas de fumar ou ajuda-las a reduzir o consumo e, até mesmo, parar.

A recomendação da OMS é que pelo menos 75% do preço de um maço de cigarros deve ser de taxas que serão recolhidas pelos governos. Ainda segundo a organização, em todo o mundo há cerca de um bilhão de fumantes, no entanto, muitos países cobram impostos extremamente baixos sobre o tabaco e alguns não impõem nenhuma taxação sobre o produto.

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, disse no relatório que o aumento dos impostos sobre os produtos do tabaco é um dos meios mais eficazes para estimular a redução do consumo de produtos que matam. Ela pediu a todos os governos que examinem as evidências e "adotem uma das melhores opções de política ganha-ganha disponíveis para a saúde".

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!