Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
06 de julho de 2015
SUS fará transplante de medula óssea para tratar pessoas com doença falciforme

SUS fará transplante de medula óssea para tratar pessoas com doença falciforme

O transplante de medula óssea para a doença falciforme poderá ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade será disponibilizada após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que debateu o assunto com especialistas e diversos segmentos da sociedade por meio de consulta pública. O Sistema Nacional de Transplantes tem até 180 dias, que começaram a ser contados no último dia 1º – data da publicação da portaria nº30 no Diário Oficial da União – para incluir a doença falciforme em seu regulamento técnico, de forma a garantir o acesso gratuito dos portadores que se encaixarem em critérios definidos.

A falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, com aproximadamente 3,5 mil novos casos por ano. O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, de 25 a 50 mil pessoas tenham a doença, que age deformando o glóbulo vermelho e causando má circulação do sangue nos pequenos vasos do corpo. Com o transplante, as células doentes são substituídas, evitando expor o paciente aos riscos de transfusões contínuas.

Os principais sintomas são anemia crônica, icterícia (cor amarelada na parte branca dos olhos), inchaço nas mãos e nos pés e dor intensa nos punhos e tornozelos, crises de dores em músculos, ossos e articulações. Na maioria das vezes, a doença se manifesta após os seis meses de vida do bebê, sendo o Teste do Pezinho a melhor forma de diagnóstico. O transplante é a única opção de cura da doença e, para muitos pacientes, a única chance de sobreviver.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!