Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
20 de julho de 2015
Baile da prevenção: funk entra no combate à Tuberculose e AIDS em comunidades do Rio

Baile da prevenção: funk entra no combate à Tuberculose e AIDS em comunidades do Rio

Ao som do pancadão nervoso do funk a Secretaria de Estado de Saúde difundi a prevenção contra a Tuberculose e AIDS em bailes temáticos realizados em diversas comunidades do estado. A campanha “Tuberculose e Aids é preciso tratar até o preconceito” é fruto de uma parceria entre a Secretaria e a equipe Furacão 2000. Neste domingo (19), às 18h, o paredão de som comandado por Rômulo Costa esteve na Quadra da Escola de Samba Unidos do Cabuçu (Rua Araújo Leitão, 925), em Lins de Vasconcelos.

– Nesta parceria com a Furacão 2000, é disseminada a importância da prevenção a essas duas doenças através de uma manifestação popular como o funk, que fala diretamente com o público. Com isso, pretendemos gerar uma mobilização usando a música e a cultura como ferramenta de conscientização — explica o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe.

Em 2014, foram notificados 13.419 casos de tuberculose no estado do Rio de Janeiro. Doença infectocontagiosa, a tuberculose é causada pelo bacilo de Koch e afeta principalmente os pulmões. Entre os pacientes soropositivos, a prevalência de tuberculose é de 15%. A doença respiratória já é a principal causa de 20% das mortes em pacientes portadores de HIV em todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que o Brasil tenha atualmente mais de 655 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS. No estado do Rio de Janeiro, entre 1982 e 2012, foram notificados 76.045 casos da doença, com maior incidência na Baixada Fluminense, Norte fluminense e Baixada Litorânea. As maiores proporções de casos estão concentradas na faixa de 20 a 49 anos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!