Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de agosto de 2015
SES oferece exame para hanseníase em Duque de Caxias e São João de Meriti

SES oferece exame para hanseníase em Duque de Caxias e São João de Meriti

Neste Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, quarta-feira (5/8), a Secretaria de Estado de Saúde está promovendo, na Baixada Fluminense, diferentes ações para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico e o tratamento adequado da doença.

Em Duque de Caxias e São João de Meriti, a população poderá realizar exames para detectar a doença. A ação, em parceria com as prefeituras, acontece na Praça do Pacificador e na Praça Alfredo Fernando Lima (Praça do PAM – Vilar dos Teles), respectivamente.

- Conheci a hanseníase ainda criança, quando meu pai me levava ao Hospital Tavares de Macedo para fazer trabalho voluntário. É preciso conscientizar a população sobre essa doença que tem cura, mas ainda enfrenta muito preconceito – ressaltou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde, que acompanhou a abertura do evento que marca a data, em Duque de Caxias.

No Teatro Raul Cortez, no Centro de Caxias, a população pôde assistir a um vídeo com depoimentos sobre a doença, além de uma apresentação teatral de voluntários do MORHAN – Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

- Esta é uma data muito importante, tendo em vista que o desafio de conscientizar a população ainda é grande. No RJ, há redução do número de casos e o estado foi o primeiro a doar casas das colônias aos pacientes, o que serviu de exemplo para outros estados. No país, nos preocupa o aumento do número de casos com sequelas, o que indica que o diagnóstico vem sendo feito tarde – destacou Arthur Custódio, coordenador nacional do MORHAN.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe, afirma que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e acabar com a cadeia de transmissão.

- Manchas avermelhadas e perda de sensibilidade são alguns dos principais sinais da hanseníase, que também pode se manifestar como pequenos caroços e fraqueza muscular nas pálpebras, mãos e pés. A hanseníase tem cura, mas é preciso dar início ao tratamento o mais rápido possível para evitar complicações graves da doença - explica Chieppe.

Em números - O número de casos vem registrando queda ao longo dos últimos anos. Em 2014, foram registrados 1.116 casos de Hanseníase no estado do Rio de Janeiro, enquanto em 2013, foram 1.290. No início da série histórica, há uma década, o número era mais do que o dobro: em 2005, foram 2.711 casos.

Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase - Instituída em 2014, a data tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de conhecer os sintomas e as formas de contágio da doença, além de buscar a conscientização das pessoas: a hanseníase tem cura e é preciso acabar com o preconceito.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!