Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de agosto de 2015
Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado hoje

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado hoje

Hoje, 29 de agosto, as atenções estão voltadas para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Desde 1986, a data alerta a população sobre os malefícios provocados pelo tabagismo com ações culturais e de conscientização. Em 2015, o tema da campanha é o narguilé e tem como slogan “O uso do narguilé e a iniciação ao fumo: parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros”. Samir Sleiman, do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, conversou com o Rio Com Saúde e destacou alguns pontos importantes sobre a data e o tabagismo. Confira!

Rio Com Saúde: Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Com que objetivo a data foi criada?

Samir Sleiman: Criado em 1986, pela Lei Federal nº 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

RCS: A data é comemorada há 29 anos. Ao longo deste período, houve mudanças no comportamento da população em relação ao fumo? Que tipo de mudanças?

Samir Sleiman: Após a implementação das políticas de controle do tabagismo (ações de prevenção e campanhas, leis de promoção de ambientes 100% livres de fumo e aumento da oferta à população de tratamento para cessação do tabagismo nas unidades de saúde), a prevalência de tabagismo na população de 18 anos ou mais reduziu de 34,8% em 1989 para 14,7% em 2013 no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, a queda foi de 12,7% da população em 2013.

RCS: A cada ano a campanha apresenta um tema diferente. Em 2015, que assunto será abordado?

Samir Sleiman: Neste ano, o tema será narguilé e terá o seguinte slogan: “O uso do narguilé e a iniciação ao fumo: Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros”. É importante ressaltar que o narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o aspecto da socialização do cachimbo, algo muito atraente, especialmente para os jovens. Além disso, é muito comum o uso do narguilé adicionado de aromatizantes e flavorizantes, que torna o produto mais palatável, fornecendo um sabor agradável durante as sessões de fumo.

RCS: O que é narguilé? Quais os seus riscos?

Samir Sleiman: O narguilé, também conhecido como cachimbo d’ água, shisha ou Hookah, é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição dos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros.

O tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de doenças respiratórias, por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão e por 30% de todos os outros tipos de tumores, como bexiga, faringe, esôfago, pâncreas e rim. O tabaco é um problema de saúde pública, sendo a 1ª causa de mortes evitáveis. Em todo o mundo, 6 (seis) milhões de pessoas morrem a cada ano decorrentes do uso do tabaco.

RCS: O Estado do Rio de Janeiro realiza algum tipo de ação ao longo deste dia? Qual (is)?

Samir Sleiman: Em grande parte dos municípios do Estado do Rio de Janeiro serão realizadas atividades comemorativas voltadas à população para divulgar informações sobre o tabagismo e alertar a população sobre o uso do narguilé. Cada município tem a sua autonomia para realizar as suas atividades comemorativas, de forma geral, eventos esportivos e culturais, além de ações em unidades de saúde e escolares.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!