Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
01 de setembro de 2015
OPAS realiza visita em conjunto com o Programa Nacional para avaliar o RJ

OPAS realiza visita em conjunto com o Programa Nacional para avaliar o RJ

Para monitorar e avaliar a situação epidemiológica da tuberculose (TB), uma equipe da OPAS em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, realizou, na semana de 11 a 14 de agosto, uma visita ao estado do Rio de Janeiro. A visita que aconteceu também em outros estados teve como objetivo, ainda, identificar áreas de oportunidade para o fortalecimento do controle da doença no país.

Na visita foram priorizadas algumas áreas relacionadas ao controle da tuberculose. Foram eles: aspectos gerenciais dos programas; cobertura da atenção primária e descentralização das ações de controle da tuberculose para as equipes; cumprimento de metas nacionais; capacidade de resposta da rede de laboratórios (composição da rede de laboratórios, vigilância da resistência às drogas); manejo clínico e programático da Tuberculose Droga Resistente (diagnóstico e tratamento, cobertura de provas de sensibilidade a drogas).

Além disso, a equipe da organização quis conhecer as atividades de controle de TB em populações vulneráveis e realização de visitas a município com o objetivo de conhecer atividades de controle. Os representantes da OPAS quiseram, também, visitar hospitais e unidades de atenção primária de saúde; laboratórios estaduais e municipais; serviços de saúde e outros pertinentes à visita. Um dos temas muito solicitado e levantado pela OPAS é a descentralização das ações de controle da tuberculose para a Atenção Básica.

Confira a agenda completa da visita da OPAS ao Rio de Janeiro

11 de agosto: Reunião com representantes do PNCT, PCTSES/RJ, PCT do municipio do Rio de Janeiro, representante da sociedade civil, Sanatório Penal, LACEN, rede própria Hospitalar/SES, subsecretaria de Atenção Básica, com apresentação da situação epidemiológica e operativa da TB, Comunicação e Mobilização Social, situação da TB em populações vulneráveis no Estado e municipio do Rio de Janeiro. Apresentação do plano de visitas de campo.

11 de agosto: visita ao municipio de Duque de Caxias (Atenção Primária e secundária de TB).

12 de agosto: Visita ao IEDTAP e Rio de janeiro: CMS José Paranhos Fontenelle (Atenção primária, secundária e terciária de TB) e Cliníca de Família/Consultório na Rua (Manguinhos e Jacarezinho).

13 de agosto: Visita de Campo ao laboratorio e ambulatório do CRPHF (Centro de Referência Professor Hélio Fraga).

14 de agosto: Visitas de campo ao LACEN/RJ e a semana foi encerrada com uma reunião das equipes com o subsecretário de estado de saúde, Dr. Alexandre Otávio Chieppe, na qual foram apresentadas os principais desafios, fortalezas, discussão com a equipe sobre os aspectos mais relevantes, além das recomendações relacionadas às visitas.

OPAS realiza visita em conjunto com o Programa Nacional para avaliar o RJ

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!