Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de setembro de 2015
Estado do Rio de Janeiro atinge 99,72% de cobertura vacinal contra Poliomielite

Estado do Rio de Janeiro atinge 99,72% de cobertura vacinal contra Poliomielite

Com o fechamento do balanço da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, o estado do Rio de Janeiro comemora a superação da marca estabelecida pelo Ministério da Saúde para a imunização. A cobertura vacinal de 99,72% das crianças entre seis meses e cinco anos incompletos ultrapassou a meta de 95%. As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado, até esta sexta-feira (11/09) – data de fechamento do Ministério da Saúde.

- Mais do que um resultado numérico, estes dados refletem o compromisso de pais e responsáveis com a imunização das crianças. Reafirmo que a saúde tem que ser pensada como prevenção e não como doença e/ou tratamento apenas. A campanha de imunização contra a poliomielite é a comprovação desta estratégia - declara o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Recomendada pela OMS, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar 12,7 milhões de crianças que fazem parte do público-alvo. No estado do Rio de Janeiro, 926.209 crianças foram vacinadas, de um total de 928.833 entre seis meses e cinco anos incompletos. Em 2014, o estado atingiu 98,99% de cobertura vacinal.

- Manter coberturas vacinais elevadas é essencial para manter a erradicação de casos de poliomielite no Brasil. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção acontece, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, não há evolução a óbito, mas a criança pode adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores – avalia o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe.

“Você é o protetor do seu filho”
- A campanha de vacinação contra a Poliomielite teve como lema “Você é o protetor do seu filho”, e aconteceu entre os dias 15/08 e 04/09 - após prorrogação do prazo inicial. Foram distribuídas pelo Ministério 16 milhões de doses da vacina para todo o país. O estado do Rio recebeu cerca de 1 milhão de doses, que foram disponibilizadas nos mais de 2 mil postos de vacinação espalhados pelos 92 municípios fluminenses.

Poliomielite no mundo – Livre da doença há 26 anos, o Brasil recebeu em 1994, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015 (Nigéria, Paquistão, Afeganistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia).

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!