13 de janeiro de 2016
Benefícios de parar de fumar podem começar após 20 minutos sem tabaco
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o tabagismo como uma doença que provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais para os fumantes. Estas modificações são provocadas pela nicotina, uma substância tóxica que causa dependência. No entanto, outras 4.700 substâncias, além de estarem presentes no cigarro, também estão associadas a diversos tipos de doenças, como câncer, doenças coronariana, respiratória e vascular.
Mesmo sabendo dos riscos, parar de fumar não é uma tarefa simples. O organismo do fumante fica acostumado a receber diariamente uma quantidade de nicotina e, quando ele deixa de fumar, passa a sentir a ausência dessa substância. A essa fase dá-se o nome de síndrome de abstinência.
Quando a pessoa para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém não acontecem com todos que param de fumar. Quando ocorrem, tendem a desaparecer em até duas semanas. Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo sem as substâncias da fumaça do cigarro.
Mas, em compensação, os benefícios podem ser percebidos rapidamente. Após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea retoma seus valores normais. Depois de oito horas, o nível de oxigênio se normaliza; com dois dias sem o cigarro, o olfato e o paladar ficam mais apurados; o sistema circulatório se beneficia após duas a doze semanas sem a pessoa fumar. Outra vantagem é que após cinco a dez anos sem uso de tabaco, o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e infarto do miocárdio cai a níveis próximos ao das pessoas que nunca fumaram. Quanto mais cedo a pessoa conseguir interromper este hábito, menor será o risco de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo.
Unidades de saúde oferecem atendimento ao público – Já pensou em parar de fumar? Diversas unidades de saúde na cidade do Rio de Janeiro oferecem atendimento ao público. Clique aqui e confira!
Os interessados em parar de fumar que estão situados em outros municípios do Estado podem se informar na unidade de saúde mais próxima e/ou com a Secretaria de Saúde do município em que reside.