Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
27 de janeiro de 2016
Governo do Estado entrega carros para combate ao Aedes aegypti nos municípios

Governo do Estado do RJ entrega carros para ampliar combate ao Aedes aegypti nos municípios

O combate ao mosquito Aedes aegypti ganhou reforço nesta terça-feira (26/01). O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde entregou mais 30 carros que deverão atuar na investigação de casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya em mais 20 municípios. A entrega dos veículos aconteceu pela manhã no Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu – onde 11 cidades receberam 17 carros – e no início da tarde, no 7º Batalhão da Polícia Militar, em São Gonçalo – onde nove cidades receberam 13 carros. Ao todo, 170 veículos foram adquiridos com a verba destinada pelo Ministério da Saúde para ações de vigilância em saúde, 150 unidades já foram entregues aos municípios e as 20 restantes serão distribuídas nos próximos dias.

- Com a entrega dos carros vamos dar mais suporte para que os municípios possam atuar na investigação dos casos de dengue, febre chikungunya e Zika vírus. O Estado é parceiro dos municípios nessa batalha que é diária e que deve ser vencida com o apoio de toda a população - enfatizou o governador Luiz Fernando Pezão.

A opção pela aquisição dos veículos se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios. A verba investida na aquisição dos veículos foi proveniente do Ministério da Saúde e é referente à rubrica Vigilância em Saúde, para uso exclusivo em ações de Vigilância Epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos, entre outras) a serem definidas pelos municípios.

- O Estado está atuando em parceria com os municípios para o combate ao Aedes aegypti e, além da campanha maciça de combate aos focos do mosquito, temos uma preocupação especial com as gestantes. Na semana passada, divulgamos um protocolo que padroniza o atendimento às grávidas com suspeita de zika e aos bebês com microcefalia e estamos finalizando uma campanha para informar às gestantes quais são as medidas que elas podem adotar no dia a dia, como o uso de roupas com mangas compridas e repelentes” – explicou o secretário de Estado de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

Os veículos estão sendo distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes recebem 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes recebem 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes recebem 1 carro. Após a entrega dos carros, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas - O Zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou esta semana a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!