29 de janeiro de 2016
Segundo OMS, zika se propaga de forma explosiva

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus zika se propaga de forma explosiva e que o nível de preocupação é extremamente alto. A OMS acredita que a epidemia deve se espalhar pelas Américas, com exceção de Chile e Canadá, e que a China e outros países com casos de dengue devem ficar alertas a possíveis infecções por zika.
Diante da gravidade da situação, uma reunião de emergência foi convocada para a próxima segunda-feira, em Genebra, para discutir a propagação do vírus. Especialistas vão decidir se a epidemia constitui uma urgência de saúde pública de nível internacional.
A OMS teme uma associação provável da infecção com má formação congênita e síndromes neurológicas, mas também pela falta de imunidade entre a população nas regiões infectadas e a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápidos.
Segundo estimativas da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o vírus zika pode infectar de 3 milhões a 4 milhões de pessoas nas Américas, incluindo 1,5 milhão no Brasil.
(Com informações de O Globo)