01 de fevereiro de 2016
Tabagismo é responsável por diversos tipos de câncer
O Dia Mundial do Câncer é comemorado nesta quinta-feira (4). A data ajuda a alertar ainda mais a população sobre a doença que registra, cada vez mais, novos casos em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimea que em duas décadas serão diagnosticados 22 milhões de novos casos por ano.
Apesar do número alarmante, é possível adotar algumas medidas que ajudam a prevenir o câncer. E a regra mais importante é justamente não fumar. O cigarro possui 4.700 substâncias tóxicas diferentes e nocivas à saúde, além da fumaça. Algumas destas substâncias, inclusive, são cancerígenas e podem ser responsáveis pelos cânceres de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, além da leucemia.
Adotar uma alimentação saudável também protege contra o câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) os principais alimentos protetores são as frutas, legumes, verduras, cereais integrais e o feijão. No geral, deve-se manter uma alimentação equilibrada, com alimentos variados e saborosos. O Inca também tem uma dica para as mamães: a amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
A prática de atividades físicas na rotina diária também é uma aliada na prevenção do câncer. Procure ajustar novos hábitos no dia a dia, como por exemplo caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, cuidar da casa ou do jardim. O exercício físico ajuda a eliminar as toxinas cancerígenas.
4 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer
Essa luta é de todos nós!