03 de fevereiro de 2016
Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

Um grave problema de saúde pública devido ao alto potencial incapacitante. Assim é a hanseníase, doença infectocontagiosa crônica que atinge, principalmente, pele e nervos periféricos. Por isso, é importante conhecer a doença e estar atento aos sintomas – manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato e caroços e inchaços pelo corpo.
Segundo a Gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES- RJ), divulgar os sinais, sintomas e tratamento da endemia, possibilita o diagnóstico precoce sem incapacidades físicas e com interrupção da cadeia epidemiológica da doença sendo a melhor estratégia para eliminar a hanseníase. Afinal, a doença tem tratamento (gratuito e disponível nas unidades de atenção básica do SUS) e cura.
Se informação e conhecimento são importantes, nada melhor do que um dia dedicado a isso. O último domingo de janeiro é data reservada para a mobilização da doença. Neste ano, as ações de informação e conscientização promovidas pela Gerência de Dermatologia Sanitária – Programa de Hanseníase/RJ aconteceram ao longo da semana anterior à data. Uma ótima oportunidade para a população conhecer e se informar sobre a doença. Veja como foram as ações:
SES
Araruama
Barra Mansa
Cardoso Moreira
Duque de Caxias
Itaguaí
Rio das Ostras
São João da Barra
[FOTO11]
Silva Jardim
Trajano de Moraes