Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de fevereiro de 2016
Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase


Um grave problema de saúde pública devido ao alto potencial incapacitante. Assim é a hanseníase, doença infectocontagiosa crônica que atinge, principalmente, pele e nervos periféricos. Por isso, é importante conhecer a doença e estar atento aos sintomas – manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato e caroços e inchaços pelo corpo.

Segundo a Gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES- RJ), divulgar os sinais, sintomas e tratamento da endemia, possibilita o diagnóstico precoce sem incapacidades físicas e com interrupção da cadeia epidemiológica da doença sendo a melhor estratégia para eliminar a hanseníase. Afinal, a doença tem tratamento (gratuito e disponível nas unidades de atenção básica do SUS) e cura.

Se informação e conhecimento são importantes, nada melhor do que um dia dedicado a isso. O último domingo de janeiro é data reservada para a mobilização da doença. Neste ano, as ações de informação e conscientização promovidas pela Gerência de Dermatologia Sanitária – Programa de Hanseníase/RJ aconteceram ao longo da semana anterior à data. Uma ótima oportunidade para a população conhecer e se informar sobre a doença. Veja como foram as ações:

SES


Araruama


Barra Mansa


Cardoso Moreira


Duque de Caxias


Itaguaí


Rio das Ostras


São João da Barra

[FOTO11]

Silva Jardim


Trajano de Moraes


Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!