Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
Rio Imagem sedia Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama
29 de maio de 2012
Rio Imagem sedia Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama

Nos quatro primeiros meses de 2012, as unidades estaduais realizaram 14.849 mamografias. O número representa 89% de todos os exames do tipo realizados no ano passado inteiro (16.607), quando já havia sido registrado um aumento de 247% em relação a 2010. Os números foram alavancados com as inaugurações do Hospital Estadual Heloneida Studart, em 2010 e do Rio Imagem, em 2011. Além dos exames, quando necessárias, as biópsias são feitas nas próprias unidades.

- A Secretaria de Estado de Saúde tem investido no acesso ao diagnóstico com um aumento no número de mamografias realizadas e o próximo passo é avançar no tratamento oferecido às mulheres. Com a ajuda do INCA e da Fundação do Câncer, começamos a fazer um mapeamento do câncer no estado e a nossa ideia é melhorar a oferta de tratamento oncológico. Temos muito orgulho de apoiar a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama – explicou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Apesar do aumento na realização do procedimento, o estado do Rio de Janeiro tem hoje 94,93 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres, e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve fechar o ano como o estado com a maior incidência da doença no país. Ainda segundo estimativa do INCA, a doença deve fazer 52 mil novas vítimas no Brasil em 2012.

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama - Na segunda-fera, dia 28 de maio, o Centro de Diagnóstico por Imagem, o Rio Imagem, foi o local escolhido para o lançamento oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama, organizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia A campanha tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. O objetivo da campanha é chamar a atenção da mulher para a importância de cuidar das mamas, por meio da mamografia anual e da consulta ao mastologista.

- Neste ano, não temos uma madrinha única para a campanha porque queremos que todas as mulheres se sintam madrinhas. A Sociedade Brasileira de Mastologia acredita que a melhor forma de se enfrentar o câncer de mama é investir no acesso aos exames de mamografia e torná-lo rotineiro para mulheres com mais de 40 anos – afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Carlos Alberto Ruiz.

Faixa etária maior para facilitar o diagnóstico - Para detectar precocemente a doença, a SES ampliou a faixa etária recomendada para a realização de mamografias, incentivando o exame bienal acima dos 40 anos para pacientes com lesões não-palpáveis, ou seja, 10 anos a menos da idade sugerida pelo Ministério da Saúde. Para mulheres com histórico familiar de câncer, a recomendação é que esse grupo receba acompanhamento médico e faça mamografia anualmente a partir dos 35 anos.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!