Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
06 de junho de 2012
Teste do Pezinho: mais de 71 mil exames realizados nos cinco primeiros meses de 2012

Teste do Pezinho: mais de 71 mil exames realizados nos cinco primeiros meses de 2012

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado em 06 de junho, especialistas alertam que o exame deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê para que seja possível identificar o quanto antes patologias e iniciar o tratamento médico antes de o bebê completar 30 dias de vida. Só este ano, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) já realizou 71.902 teste de janeiro a maio.

Em 2011, foram realizados 158.939 exames, sendo que, em 125 pacientes, foi detectada doença falciforme e 7.726 apresentaram traço falcêmico. Considerado como um dos principais exames feitos em recém-nascidos, o Teste do Pezinho é capaz de diagnosticar três tipos de doenças: hipotireidismo congênito, fenilcetonúria e doença falciforme.

Nos últimos 12 anos, o Setor de Triagem Neotal do Hemorio realizou 1.505.094 e, atualmente, há 1.168 pacientes em tratamento com a doença falciforme e 73.328 registros com o traço falcêmico (traço de hemoglobina). No estado do Rio de Janeiro, um paciente a cada 1.288 tem a doença falciforme, que é hereditária e tem como um dos principais sintomas a anemia crônica, icterícia e crises dolorosas nos ossos, músculos e circulações.

Todos os testes da rede pública do Estado do Rio de Janeiro são enviados para análise no IEDE, referência em triagem neonatal e o único credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar este procedimento.

Em caso de o resultado ser positivo para alguma das três doenças, o IEDE contacta a família para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Pacientes com hipotireidismo congênito ou fenilcetonúria são tratados no próprio Instituto. Eles recebem medicamentos e alimentação (leite), além de serem acompanhados por médicos, psicólogos, nutricionistas e assistente social. Se ficar constatada a doença falciforme, é feito o encaminhamento para o Hemorio. Mensalmente, o IEDE realiza, em média, 15 mil análises.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!