Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
01 de março de 2016
Tabagismo é responsável por diferentes tipos de dependência


Tabagismo, álcool, cocaína e heroína. Estas drogas têm três coisas em comum: a dependência física, psicológica e comportamental. Com os produtos à base de tabaco, a situação não é muito diferente. Neste caso, a dependência ocorre pela presença da nicotina no cigarro, que ainda apresenta mais de 40 substâncias cancerígenas. O Rio com Saúde reuniu informações para alertar a população sobre cada tipo de dependência. Confira!

Dependência física

A principal característica deste tipo de dependência é a síndrome de abstinência. O organismo do fumante está acostumado a receber diariamente uma quantidade de nicotina e, quando ele deixa de fumar, logo percebe a ausência da substância. Nesta fase de abstinência é possível que o fumante tenha alteração do sono e no ritmo intestinal, além de ansiedade, inquietação e dificuldade de concentração.

Dependência psicológica

Ocorre quando o fumante considera o cigarro como um “grande amigo”. Ou seja, ele passa a ser um modulador para as emoções. Em alguns casos, pode-se até atribuir ao cigarro o poder de resolver todos os problemas. Além disso, o fumante passa a consumi-lo para lidar com situações de exposição ao estresse, a solidão e, até mesmo, para relaxar e comemorar.

Dependência comportamental

Neste tipo de dependência o fumante cria rotinas e associa diferentes ações e comportamentos ao cigarro. Dirigir e fumar; falar ao telefone e fumar; ir ao banheiro e fumar; tomar café ou bebida alcóolica e fumar; fumar antes de dormir, fumar após relação sexual, são alguns exemplos.

É importante ressaltar que o tabagismo é responsável por 5 milhões de mortes anualmente em todo o mundo. No Brasil, por ano, 200 mil vidas são perdidas para o tabaco. Desta forma, reflita sobre os malefícios causados pelo cigarro e viva mais. Quem não fuma aproveita mais a vida!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!