Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de março de 2016
Dia Internacional da Mulher: Alerj e SES realizam debate sobre Zika vírus

Dia Internacional da Mulher: Alerj e SES realizam debate sobre Zika vírus

No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8/3), o Zika vírus foi o tema de um debate na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj). Durante o evento, organizado pela bancada feminina da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), tanto as deputadas quanto o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., destacaram a importância do envolvimento de todos no combate à doença.

“Estamos aqui hoje em parceria com as deputadas, em parceria com a Alerj, para que a gente mobilize a sociedade e para que não tenhamos casos de microcefalia. Como evitamos casos de microcefalia? A gestante, usando a vestimenta adequada e usando repelente, e todos participando do combate ao mosquito. O que a gente precisa, mais do que nunca, é prevenir. Claro que cabe a nós acolher a gestante, mas o que eu quero pedir a toda a população é que atue na prevenção”, declarou Luiz Antônio Teixeira Jr.

Idealizadora do evento, a deputada Ana Paula Rechuan fez coro ao secretário de Estado de Saúde. “A luta contra o Aedes aegypti é um luta difícil e que depende de cada um de nós. Nós, aqui da Alerj, não vamos medir esforços para que o número de casos de microcefalia seja o menor possível”, disse.

A deputada Tania Rodrigues completou: “este deve ser um comprometimento social de todos nós. Nosso papel não é só fiscalizar e fazer legislação. Temos também que estar junto da população, instrumentalizando-a, para que possa se proteger. Estamos juntos”. Tania ainda fez um pedido aos presentes: “multipliquem, passem as informações que receberam aqui para as pessoas e atuem como fiscais mesmo, lembrando aos vizinhos para limpar o quintal, para não deixar água parada”.

Grávida de seis meses e meio, a deputada federal Clarissa Garotinho participou do evento e deu seu testemunho de como é para uma gestante lidar com o risco da zika. “Em um momento único e mágico como a gravidez, que deveria ser apenas de alegria, temos que lidar com esta preocupação. As gestantes, claro, são as mais angustiadas com a situação, mas a luta contra zika é uma luta de todas nós”, disse.

Já a deputada Martha Rocha destacou a importância de o debate ser realizado no dia 8 de março. “Este evento é muito importante para mostrar que hoje, Dia Internacional da Mulher, não é dia só de receber flores, é um dia de reconhecimento e é importante este olhar da saúde para as grandes questões das mulheres. Tratar da saúde é cuidar de um direito importante das mulheres”, destacou.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!