09 de março de 2016
Dia Internacional da Mulher: Alerj e SES realizam debate sobre Zika vírus
No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8/3), o Zika vírus foi o tema de um debate na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj). Durante o evento, organizado pela bancada feminina da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), tanto as deputadas quanto o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., destacaram a importância do envolvimento de todos no combate à doença.
“Estamos aqui hoje em parceria com as deputadas, em parceria com a Alerj, para que a gente mobilize a sociedade e para que não tenhamos casos de microcefalia. Como evitamos casos de microcefalia? A gestante, usando a vestimenta adequada e usando repelente, e todos participando do combate ao mosquito. O que a gente precisa, mais do que nunca, é prevenir. Claro que cabe a nós acolher a gestante, mas o que eu quero pedir a toda a população é que atue na prevenção”, declarou Luiz Antônio Teixeira Jr.
Idealizadora do evento, a deputada Ana Paula Rechuan fez coro ao secretário de Estado de Saúde. “A luta contra o Aedes aegypti é um luta difícil e que depende de cada um de nós. Nós, aqui da Alerj, não vamos medir esforços para que o número de casos de microcefalia seja o menor possível”, disse.
A deputada Tania Rodrigues completou: “este deve ser um comprometimento social de todos nós. Nosso papel não é só fiscalizar e fazer legislação. Temos também que estar junto da população, instrumentalizando-a, para que possa se proteger. Estamos juntos”. Tania ainda fez um pedido aos presentes: “multipliquem, passem as informações que receberam aqui para as pessoas e atuem como fiscais mesmo, lembrando aos vizinhos para limpar o quintal, para não deixar água parada”.
Grávida de seis meses e meio, a deputada federal Clarissa Garotinho participou do evento e deu seu testemunho de como é para uma gestante lidar com o risco da zika. “Em um momento único e mágico como a gravidez, que deveria ser apenas de alegria, temos que lidar com esta preocupação. As gestantes, claro, são as mais angustiadas com a situação, mas a luta contra zika é uma luta de todas nós”, disse.
Já a deputada Martha Rocha destacou a importância de o debate ser realizado no dia 8 de março. “Este evento é muito importante para mostrar que hoje, Dia Internacional da Mulher, não é dia só de receber flores, é um dia de reconhecimento e é importante este olhar da saúde para as grandes questões das mulheres. Tratar da saúde é cuidar de um direito importante das mulheres”, destacou.