Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de junho de 2012
Meta de vacinar 80% do público-alvo foi atingida no país

O Ministério da Saúde contabilizou, na tarde de terça-feira (12/6), mais de 24,12 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. O número representa 80,04% do grupo prioritário, formado por idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e populações indígenas. Os dados mostram que 18 estados e o Distrito Federal atingiram a meta de proteger 80% da população- alvo. O registro dos dados da campanha será feito até o dia 15 deste mês.

No Estado do Rio de Janeiro o índice de cobertura é de 77,83%, muito próximo à meta. Por isso, é importante que os municípios se esforçem para inserir as informações e buscar população alvo ainda não imunizada. Cada município tem autonomia para avaliar a cobertura alcançada dos grupos-alvo da campanha, na sua área de abrangência, e determinar se deve seguir ofertando as doses da vacina contra a gripe. Não há prorrogação em nível nacional, mas, caso a cobertura tenha ficado abaixo da meta, o Ministério da Saúde orienta que a vacina continue sendo aplicada.

Em todo país, a maior adesão foi entre os trabalhadores de saúde. A cobertura vacinal atingiu a taxa de 99,69%, o que representa mais de 2,4 milhões de profissionais vacinados. As crianças respondem pela segunda maior adesão à campanha de vacinação, com o cumprimento de 86,83% da população-alvo, o que representa mais de 3,7 milhões de pessoas. Na sequência, 16 milhões de idosos tomaram a vacina, ou seja, 77,79% da população-alvo. A população indígena, que é vacinada nas próprias aldeias, atingiu 77,1% com 452,4 mil doses aplicadas.

Já entre as gestantes, o índice de adesão está em 71,4%, com 1,5 milhão de doses aplicadas. As futuras mães poderão procurar um posto de saúde para tomar a vacina até o final de agosto. Este público foi o mais suscetível ao vírus da gripe durante a pandemia de 2009. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é importante que todas as pessoas dos grupos prioritários, especialmente as grávidas, tomem a vacina para se proteger no período de maior transmissão do vírus, que começa com a chegada do inverno.

(Com informações do Ministério da Saúde)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!