Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de junho de 2012
Tuberculose: meta de redução de óbitos é atingida

No ano passado, o Brasil atingiu uma das metas dos Objetivos do Milênio, por ter reduzido pela metade os óbitos por tuberculose, comparado com o ano de 1990. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que a meta foi atingida cinco anos antes do previsto, esperada para 2015. O êxito brasileiro foi apresentado no dia 22 de junho, na Rocinha, no Rio de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, e pelo subsecretário Geral e Diretor-Executivo do Fundo de População das Nações Unidas, Babatunde Osotimehin.

O local não foi escolhido ao acaso. A Rocinha é considerada modelo na implantação da estratégia de tratamento contra a tuberculose. A taxa de cura no local hoje é de 84%. Atualmente todos os casos notificados são tratados pelos agentes que saúde, que utilizam o modelo DOTS, sigla em inglês para Tratamento Diretamente Observado, no qual o profissional de saúde acompanha cada dose do medicamento que é tomada pelo paciente, evitando abandono do tratamento quando os sintomas desaparecem.

Durante o evento na Rocinha, foram homenageadas instituições e pessoas que contribuíram para o alcance do Objetivo do Milênio no Brasil. Entre os homenageados estava o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes. Nos últimos quatro anos, a incidência de novos casos no Estado do Rio de Janeiro caiu de 14.815 doentes em 2008 para 12.642 em 2011. Em todo o país houve redução em 50% da taxa de mortalidade e tendência de queda da taxa de incidência, na comparação de dados entre 1990 com 2011.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!