Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
30 de março de 2016
Novo observatório vai analisar estratégias da indústria do tabaco no Brasil


Nesta quinta-feira (31), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cetab/Ensp/Fiocruz), a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil (Conicq), a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union) e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACT) irão lançar o Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco.

Criada para proteger as gerações presentes e futuras das diversas consequências geradas pelo consumo e exposição à fumaça do cigarro, a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco sofre com as diferentes estratégias utilizadas pela indústria do fumo para comprometer ações de controle contra o tabagismo. Justamente por este motivo, o lançamento do observatório tem o propósito de denunciar, por meio de informações técnicas e documentos, tais mecanismos da indústria do fumo.

Com a consolidação, o Observatório da Fiocruz criará uma nova linha de investigação com foco no conhecimento e sistematização de informações que responderão questões relevantes para contrapor as táticas dessa indústria. Também servirá como modelo para monitorar as ações de outras indústrias, como a de alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e refrigerantes, considerando que há inegável semelhança entre as estratégias utilizadas por todas essas empresas com o intuito de desvirtuar políticas que favoreçam a redução da exposição aos fatores de risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Após o lançamento do observatório, no dia 1° de abril, será realizado um Workshop sobre o Artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, que trata da obrigação dos Estados Partes de proteger “as políticas públicas de saúde para o controle do tabaco dos interesses comerciais e outros interesses garantidos para a indústria do tabaco”.

Serviços

Lançamento do Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco

Data: 31 de março de 2016
Horário: 9h
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 - Manguinhos

Workshop sobre o Artigo 5.3 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco

Data: 1º de abril de 2016
Horário: 9h
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Manguinhos

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!