Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de julho de 2012
Crianças devem receber segunda dose de vacina contra a Gripe

Crianças devem receber segunda dose de vacina contra a Gripe

Crianças com idades entre 6 meses e 2 anos devem receber a segunda dose da imunização em 2012. Esta é a recomendação do Ministério da Saúde, seguida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A recomendação vale para as crianças que não tenham tomado a primeira dose da vacina em 2011, mas que foram imunizadas este ano.

Na maioria dos casos, a partir das informações contidas na caderneta de vacinação, as crianças que não tomaram a primeira dose em 2011 foram identificadas e imunizadas durante a edição 2012 da Campanha Nacional de Vacinação. Porém, caso alguma criança tenha ficado sem a segunda dose, ela pode receber a imunização no posto de saúde mais próximo.

Em 2011, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe aconteceu de 25 de abril a 13 de maio e imunizou, no estado do Rio de Janeiro, 299.064 crianças, o equivalente a 92,38% de cobertura. Em 2012, o resultado foi menos satisfatório: 292.975 doses aplicadas e 90,18% de cobertura entre as crianças de 6 meses a 2 anos de vida.

Sobre a vacina - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!