Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
26 de julho de 2012
Fique sabendo: campanha contra hepatites virais realiza testes na Praça Tiradentes

Fique sabendo: campanha contra hepatites virais realiza testes na Praça Tiradentes

Estimativas indicam que existam 2 milhões de portadores de hepatite C e 500 mil de hepatite B no país. Silenciosa, a doença muitas vezes só é diagnosticada quando o quadro clínico do portador do vírus já está grave. Para mudar isso, além, claro, da prevenção, é preciso informação e diagnóstico precoce. “É preciso dar visibilidade às hepatites virais”, resume Clarice Gdalevici, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais Gerência DST/AIDS/ Sangue e hemoderivados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES).

E foi justamente para dar visibilidade que a SES se antecipa ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais – celebrado no próximo sábado (28/7) – e promove hoje (26/7) e amanhã (27/7) a campanha “Fique Sabendo”. Um espaço foi montado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, para realização de testes de triagem para as hepatites B e C. A campanha tem também como objetivo estimular a vacinação contra a Hepatite B e levar informação à população sobre as hepatites virais.

“As hepatites B e C são doenças silenciosas que não apresentam sintomas. Portanto, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de identificar quem é portador dos vírus e, desta forma, fazer o tratamento. Queremos estimular o diagnóstico precoce, informar a população e incentivar à vacinação. Nossa expectativa é que cada pessoa que venha aqui passe adiante as informações, multiplicando-as”, diz Clarice.

Entre as pessoas que estiveram na Praça Tiradentes no primeiro dia da campanha está o aposentado João Alves de Souza, de 80 anos. Ele nunca havia feito um teste de hepatite, mas sabia da importância disso. “Eu sempre me tratei em hospitais, algumas vezes até pensei em fazer o teste, mas nunca fiz. Acho importante porque quando somos jovens fazemos algumas besteiras e temos que saber se elas não deixaram consequências”, argumenta.

Já a dona de casa Célia Silva Tavares, de 51 anos, teve como motivação o fato de já ter enfrentado uma hepatite. “Eu já tive hepatite, mas foi por causa da água. Tomei água de poço e peguei hepatite A, me tratei, me curei,  mas quando

Fique sabendo: campanha contra hepatites virais realiza testes na Praça Tiradentes
soube da campanha quis participar. Vim do Engenho de Dentro só para isso porque acho importante”, conta.

Nos dois dias devem ser realizados cerca de 300 exames. Os testes consistem na punção digital (furo do dedo para colher gotas de sangue) para verificar a presença dos vírus da hepatite B e dos anticorpos contra a hepatite C. O resultado sai no mesmo dia e, caso dê positivo, a pessoa será encaminhada para fazer um novo exame no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen). Os testes serão realizados hoje e amanhã, das 10 às 17h. Participe!
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!