Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
30 de julho de 2012
Campanha estadual contra hepatite realiza mais de 600 testes em dois dias

Campanha estadual contra hepatite realiza mais de 600 testes em dois dias

Foram dois dias de “Fique Sabendo”, campanha da Secretaria de Estado de Saúde pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Ao todo, 665 pessoas submeteram-se aos testes para detectar o vírus das hepatites B e C. As amostras de sangue foram colhidas e examinadas durante os dois dias do evento promovido na Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro. Do total de testes realizados, 10% deram positivos para hepatite C e 2% para hepatite B.

Segundo Clarice Gdalevici, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais Gerência DST/AIDS/ Sangue e hemoderivados, o índice dos reagentes positivos para hepatite C é considerado alto.

- Nos últimos dois dias, pudemos perceber que as pessoas que submeteram ao teste desconhecem as causas e sintomas da doença. A equipe de apoio fez um ótimo trabalho e orientou a todos com relação ao assunto -, revelou.

Nova amostra de sangue foi colhida no local daqueles cujo teste deu reagente positivo. O material será encaminhado para o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) para confirmação do diagnóstico. Os resultados devem ficar prontos em duas semanas.

Noêmia Silva, de 80 anos, foi uma das que procurou o atendimento e aprovou a iniciativa do Governo do Estado:

- Realizei o exame agora e não doeu nada. Todos devem aproveitar esta oportunidade -, afirmou Noêmia.

A doença - Os vírus das hepatites são denominados pelas letras A, B, C, D e E e são responsáveis pela inflamação do fígado. Eles podem provocar hepatites agudas, fulminantes ou crônicas. A doença representa um grave problema de saúde pública mundial. Estima-se que existam mais de 350 milhões de portadores da hepatite do tipo B e 180 milhões de hepatite do tipo C em todo o mundo. Na Região Sudeste, os números apontam cerca de 300 mil infectados com o vírus da hepatite C e 130 mil contaminados com o da hepatite B.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!