11 de abril de 2016
Tabagismo: veja algumas dicas para largar o cigarro
Quanto mais cedo se para de fumar, menor é o risco de ter doenças provenientes do tabaco. Você sabia, por exemplo, que parando de fumar agora, daqui a 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal? Que após duas horas não tem mais nicotina no seu sangue? E depois de oito horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza? Há muitos motivos e benefícios para deixar de lado o cigarro. Por isso, o Rio com Saúde preparou algumas dicas para ajudar quem está na luta contra o fumo. Confira!
Escolha uma data
O passo inicial e mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem fumar. Não associe este dia como algo de sofrimento, pelo contrário, faça dele um momento especial. Uma boa proposta é planejar algo diferente da sua rotina, mas que você tenha prazer em fazer para se distrair e relaxar.
Parada imediata e parada gradual
Os métodos mais comuns de largar o cigarro são a parada imediata e a parada gradual. A mais recomendada é a primeira, cujo procedimento é mais simples: basta estipular uma data e, a partir disso, não fumar mais nenhum cigarro.
Há pessoas que não conseguem parar de fumar de uma só vez e sim aos poucos, traçando metas de superação ao longo dos dias. Neste caso, se encaixa a estratégia de parada gradual, que pode ser utilizada de duas formas: reduzindo o número de cigarros e retardando a hora do primeiro.
Por exemplo, uma pessoa que consome 30 cigarros diários irá fumar esta mesma quantidade no primeiro dia do procedimento. O objetivo é reduzir cinco cigarros em cada dia da semana, assim, no segundo dia, a meta é fumar 25. No terceiro serão 20, e assim sucessivamente. O sétimo e último dia seria a data para deixar de fumar e, consequentemente, o primeiro dia sem cigarros.
Atraso no primeiro cigarro do dia
A tática de atrasar a hora do primeiro cigarro do dia é bem simples. Na data escolhida para iniciar o procedimento, o fumante acenderá o primeiro às 9 horas. A meta proposta é adiar sempre duas horas o primeiro cigarro. Desta forma, no segundo dia, deverá ser fumado às 11 horas e assim por diante. O sétimo dia é a data para eliminar o cigarro e, portanto, o primeiro dia sem ele.
Apesar destes procedimentos, é possível que a pessoa sinta vontade de fumar, mas é importante não cair na armadilha e ressaltar que esse desejo não dura mais que alguns minutos. Para driblar a ânsia pelo cigarro você poderá chupar gelo, escovar dos dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Outra dica é manter as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, podendo rabiscar alguma coisa, ou manusear objetos pequenos. E não se esqueça: após parar de fumar, uma simples tragada pode levá-lo a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e, assim, você estará evitando todos os outros.